Quais São os 4 Ps do Marketing? (E Como Aplicar no Seu Negócio)

4 Ps de marketing ou Mix de Marketing

Os 4 Ps do Marketing são tidos como pilares essenciais de qualquer negócio. Atualmente, podemos trazer este conceito para o marketing digital e entender melhor como o posicionamento do Produto, do Preço, da Praça e da Promoção podem nos levar ao sucesso.

Neste artigo, você entenderá qual a importância dos 4 Ps de marketing para qualquer negócio que está, ou não, na internet.

Além disso, vou te mostrar como utilizamos desta ferramenta em nosso próprio negócio e quais foram nossas dificuldades.

Basicamente, você encontrará neste artigo:

  • O Que São os 4 Ps de Marketing?
  • Produto: O Pilar Mais Importante
  • Preço: Como Definir da Forma Certa?
  • Praça: Como Alcançar o Seu Cliente?
  • Promoção: Você Precisa de Uma Oferta Irresistível
  • Qual a Importância dos 4 Ps de Marketing?
  • Exemplo Prático Sobre os 4 Ps

Este artigo é completo. Baixe-o deixando o seu e-mail aqui embaixo e leia quando quiser!

[rock-convert-pdf id="1382"]

O Que São os 4 Ps de Marketing?

Os 4 Ps de Marketing é um conceito que define os quatro pilares mais importantes de qualquer negócio: Produto, Preço, Praça e Promoção.

Então, entendendo todos os conceitos profundamente e aplicando-os em qualquer negócio, você terá alta probabilidade de sucesso.

O Marketing, basicamente, veio para ajudar as empresas em como comercializar os seus produtos.

Porém, ainda que você tenha um ótimo produto, por exemplo, você precisa se atentar para os outros P’s.

Afinal, como você irá apresentá-lo, por quanto irá vendê-lo e onde irá vendê-lo, é essencial para que você tenha sucesso.

Do mesmo modo que ter um ótimo preço, ou um ótimo ponto físico não será suficiente. Tampouco, ter apenas uma boa oferta aos clientes.

Todos os atributos devem estar em equilibrio. Dessa forma, você conseguirá entregar a melhor experiência possível para os seus clientes.

Após ler este conteúdo, você compreenderá como que os 4 Ps estão sendo utilizados pelas maiores empresas do mundo.

Inclusive, mantém várias das líderes mundiais no topo por décadas!

A divulgação do mix de marketing, como também são chamados os 4 Ps, vem da década de 1960.

Então, tiramos duas conclusões: a primeira, é que este conteúdo realmente tem muito valor. A segunda, é que muita gente o repassa de forma completamente desatualizada.

Mas, não se preocupe. Irei abordar todos os conceitos de forma prática e que seja útil para os dias de hoje. Principalmente, para negócios que estão na internet!

Produto: O Pilar Mais Importante dos 4 Ps

Normalmente, os 4 Ps do marketing são avaliados com a mesma importância.

Na minha visão, isso não faz sentido. Por que?

Se o seu produto é o melhor produto do mercado em que você atua, ficará muito mais fácil fidelizar os seus clientes.

Não é novidade para ninguém que você gasta muito menos vendendo para alguém que já comprou de você do que vendendo para quem não te conhece.

Assim, ainda que todos os pilares sejam essenciais para o seu negócio, para mim, o produto lidera o mix de marketing.

No P de Produto, entram também os serviços oferecidos pelas empresas.

É considerado produto tudo aquilo que será vendido aos consumidores, tendo em vista alguma necessidade que eles tenham.

Desse modo, a primeira preocupação ao definir um produto/serviço é avaliar qual a necessidade que as pessoas têm ou podem ter.

O que você irá oferecer para seus clientes precisa curar uma dor real ou gerar algum benefício à eles. De preferência, de uma forma única no mercado!

Para entender o ciclo de vida dos seus produtos, você precisa utilizar a Matriz BCG

Como Ter um Ótimo Produto?

Ainda que pareça clichê, você precisa resolver um problema que o seu cliente tenha. Afinal, é por este motivo que consumimos produtos e serviços.

Infelizmente, mais de 60% das empresas fecham no Brasil até completarem 5 anos de vida.

Muito disso acontece porque os empresários não conseguem criar ótimos produtos e se diferenciarem da concorrência.

Você precisa entender quem é o seu público alvo, qual a transformação que você causará em sua vida, como essa transformação será feita e qual o seu diferencial.

Além disso, a sua atenção tem que estar voltada à experiência do seu cliente. Principalmente, oferecendo à ele algo a mais do que ele imagina que iria receber.

A proposta do overdelivery (entregar mais que o prometido) funciona e precisa ser utilizada massivamente por todas as empresas que querem ter sucesso no mercado.

Preço: Como Definir da Forma Certa?

O preço de um produto ou serviço é muito importante para a tomada de decisões das pessoas.

Principalmente, se você não está lidando com a Classe A.

Porém, há uma grande sacada que você pode utilizar para vender mais, que é aumentar a percepção de valor do seu produto.

Afinal, por que a Red Bull consegue vender os seus energéticos a um preço tão alto no mercado? Ou a Starbucks, que vende uma commoditie tão caro?

As empresas investem em marketing e conseguem fazer os seus clientes perceberem que os produtos têm alto valor.

Provavelmente, você está pensando que nem todas as empresas possuem a verba de marketing que essas empresas possuem.

E isto é verdade!

Mas, não significa que você precisa apenas de dinheiro para investir em marketing e aumentar o valor da sua marca.

Você precisa focar na experiência do seu cliente e utilizar Gatilhos Mentais para quebrar as objeções de preço que ele pode ter.

Assim, você conseguirá fazer com que o valor do seu produto seja muito maior do que o preço dele, o que com certeza é essencial nos 4 Ps de marketing.

Como Ter um Ótimo Preço?

Basicamente, se o seu produto já está em um mercado existente, você precisará analisar como os seus concorrentes precificam o produto.

Dessa forma, você terá um ótimo comparativo para conseguir determinar o que você oferecerá e quanto cobrará por isso.

Afinal, se o seu produto não tem muita diferença dos concorrentes, será muito difícil de estabelecer um preço diferente, concorda?

Então, uma pesquisa de marketing geral é muito importante para saber como poderá definir o seu preço.

Caso esteja em um mercado que ainda não existe/está crescendo, procure entender quanto os seus clientes em potencial estão dispostos a pagar pelo produto/serviço.

Assim, você entrará no mercado com muito mais assertividade em sua estratégia de precificação.

Praça: Como Alcançar o Seu Cliente?

Neste P, você analisará onde é o melhor lugar para você oferecer o seu produto para os seus clientes.

Como o mix de marketing foi criado há várias décadas, antigamente o marketing digital não era uma opção para as empresas.

Hoje, praticamente qualquer negócio pode utilizar a internet para captar mais clientes e vender!

Porém, ainda que você vá utilizar a internet, é necessário estudar quais são as melhores opções para atrair os seus clientes. 

Afinal, existem várias Redes Sociais disponíveis para você posicionar a sua empresa.

Para as empresas físicas, é preciso avaliar em qual ponto será melhor abrir determinada loja e quais são os objetivos dessa escolha.

De nada adianta ter um bom produto e um bom preço se o seu cliente não saberá da sua existência.

Então, neste P o ideal é atingir as pessoas certas para o seu negócio, otimizando o contato dos clientes com a empresa.

Como Ter uma Ótima Praça?

Entenda profundamente os hábitos de consumo de seus clientes em potencial. Assim, você conseguirá determinar a melhor praça possível.

Por exemplo, se a sua empresa vende artigos de luxo para a classe A, de nada adianta abrir uma loja em um bairro pobre e de difícil acesso.

Por outro lado, abrir uma loja em um shopping localizado próximo a condomínios de luxo pode ser uma ótima pedida.

Para a internet, você precisa entender onde o seu cliente costuma navegar.

Hoje, as ferramentas de marketing digital permitem que a sua abordagem seja efetiva, já que você entende perfeitamente o seu público.

Empresas de arquitetura podem postar os seus projetos no Pinterest, enquanto advogados podem ter um perfil no Linkedin.

Pesquise onde os seus principais concorrentes estão e entenda as estratégias que eles utilizam.

Dessa forma, você conseguirá maximizar a eficiência de todos os outros pilares, já que o seu cliente terá “fácil acesso” aos seus produtos e serviços.

Promoção: Você Precisa de Uma Oferta Irresistível

O último dos 4 Ps de marketing é a promoção. Neste ponto, você precisa estabelecer a melhor forma de oferecer seu produto aos clientes.

Apesar de algumas pessoas entenderem este P como um desconto, a promoção neste caso vem de promover alguma coisa.

Assim, ainda que o seu produto seja muito caro, você precisa pensar como irá oferecê-lo aos seus clientes.

Inclusive, dar descontos pode pegar muito mal dependendo do público alvo de seu produto.

O ideal neste caso, é pensar em todas as objeções que o seu cliente pode ter, para que você quebre-as em sua oferta.

Exemplo de algumas objeções:

  • Isso não funciona
  • Isso não é para mim
  • Não preciso disso agora
  • E se eu não gostar?
  • Não confio nesta empresa

Entenda o comportamento do seu cliente. Assim, definir sua oferta para ele será muito mais fácil.

Como Definir uma Ótima Promoção?

Ao definir quais são as principais objeções que seus clientes podem ter a respeito do seu produto, pense em quais as dores que você consegue resolver.

Além disso, o seu produto pode não “curar” nenhuma dor de seus clientes, mas gerar vários benefícios para eles.

Ao promover os seus produtos, mostre aos clientes quais são estes valores e a sua conversão será muito maior.

Por exemplo, nós somos focados aqui na Epifania em gerenciar as mídias sociais e criar artes e conteúdos para os nossos clientes.

Quais as principais dores que eles têm?

  • Falta de tempo para administrar o negócio na internet
  • Pouca habilidade na criação de artes
  • Poucas vendas pelas redes sociais
  • Design pouco atrativo e que não aumenta a percepção de valor da empresa
  • Entre outras

Assim, ao ofertar os nossos produtos, pensamos em como mostrar que podemos resolver estes problemas.

Lembre-se: as pessoas compram a transformação, não o seu produto.

Ninguém quer ir para academia, mas todos querem ter uma ótima saúde!

Qual a Importância dos 4 Ps de Marketing?

Definir bem os 4 Ps e acompanhá-los é essencial para ter uma estratégia de marketing que realmente dá resultados para as empresas.

Assim, você conseguirá garantir que o seu negócio venda cada vez mais, além de melhorar a experiência e a fidelização de seus clientes.

Muitas empresas não conseguem emplacar seus negócios por utilizarem estratégias inadequadas de marketing.

O Produto, Preço, Praça e Promoção podem simplesmente mudar completamente o seu negócio.

Afinal, diversas empresas já utilizaram do mix de marketing para evitar a falência, como a Apple.

Ao voltar para a administração da empresa, em 1997, Steve Jobs avaliou completamente o mix de marketing da empresa.

Assim, o primeiro passo foi retirar da empresa os produtos que já não estavam dando retorno para a empresa.

Ao focar em poucos produtos, buscou uma precificação adequada ao negócio. Dessa forma, conseguiu fazer com que a marca voltasse a ser valorizada pelos clientes.

Para melhorar o P de praça, criou as lojas físicas da Apple. Até hoje, elas possuem muita importância no faturamento da empresa.

Além disso, nem preciso falar de suas apresentações para promover o produto.

Estabelecer os 4 Ps de marketing fez a empresa sair de uma situação bem crítica e alcançar as empresas mais valiosas de todo o mundo.

Exemplo Prático Sobre os 4 Ps

Agora, queria trazer um exemplo prático dos 4 Ps de marketing. Vou utilizar a nossa agência como exemplo, já que poderei expor o case de forma bem profunda.

Atualmente, oferecemos vários serviços. Porém, vou falar da gestão de mídias sociais, que foi o primeiro serviço que oferecemos aos nossos clientes.

P de Produto

Como definimos o nosso produto/serviço?

Basicamente, existem diversas áreas de publicidade.

Porém, em 2018, logo que me formei na Fumec, observei com o meu sócio que várias empresas não estavam se posicionando bem no Instagram.

Assim, nós dois pensamos: Por que não oferecer artes para melhorar o design e atrair mais clientes para estes negócios?

Ao acessar o Instagram de uma hamburgueria de Contagem, vimos que as imagens não tinham relação nenhuma com o negócio.

Isso, certamente, afastava os seguidores, já que hoje damos muito valor para a qualidade das imagens que visualizamos diariamente.

Assim, decidimos que iríamos entrar em contato com o proprietário para oferecer os nossos serviços.

P de Preço

E como definimos os preços?

Como já disse, é essencial ver o que os nossos concorrentes estão fazendo e como precificam os seus produtos.

Ao solicitar orçamentos, várias agências cobravam R$80, R$100, R$120 ou mais por imagem para o Instagram!

Então, vimos que era possível cobrar um valor bem baixo para começar a angariar os nossos primeiros clientes.

Começamos cobrando cerca de R$25 reais por imagem, e nesta época, ainda fazíamos a criação de legendas e postagens para os clientes.

Dificilmente, conseguiremos extrapolar em muito os valores que cotamos logo no início de nossa jornada.

Mas, ao estudar os concorrentes, sabemos exatamente como os serviços são precificados.

Assim, conseguimos aumentar rapidamente os preços, pois oferecíamos muito mais do que todos os nossos concorrentes a um preço muito menor!

P de Praça

Como alcançar clientes em potencial?

Os nossos primeiros clientes vieram de indicações das pessoas que foram, ao longo do tempo, conhecendo o nosso trabalho.

Porém, viver só de indicação não é escalável!

Hoje, procuramos clientes em potencial no próprio Instagram, avaliando qual é o nicho que está inserido e qual público deseja atingir.

Assim, caso tenha compatibilidade com o que procuramos, entramos em contato para agendar uma reunião e oferecer os nossos serviços.

Além disso, utilizamos também o nosso próprio Instagram como forma de captar novos clientes.

Há algum tempo, começamos a publicar artigos como este que você está lendo. Dessa forma, é possível atingir milhares de pessoas com conteúdo de alto valor.

P de Promoção

Já temos o produto, que neste exemplo é gestão de mídias sociais, já temos o nosso preço e a nossa praça. Como vamos promover o negócio?

Neste ponto, listamos todas aquelas dores que já falei anteriormente.

Além de focar na transformação que oferecemos aos clientes, que é vender mais, começamos a mostrar os nossos cases de sucesso.

Para promover o nosso produto, nós sempre enfatizamos quais são as vantagens de nos ter como parceiros:

  • Além de criar as artes, postamos os conteúdos
  • O cliente não precisa se preocupar com as hashtags e horários de postagens
  • Ele terá mais tempo para focar em seu negócio
  • Alcançaremos muito mais clientes através deste serviço
  • Além de aumentar as vendas, aumentamos a fidelização de seus clientes

Dessa forma, alinhamos todo o nosso Funil de Vendas com o mix de marketing, aumentando nossa cartela de clientes e melhorando o nosso negócio de forma geral.

O ideal é avaliar constantemente todos estes pontos, para sempre ter vantagens competitivas no mercado, cada vez mais concorrido!

Conclusão

Neste artigo, você viu o que são os 4 Ps de marketing e como eles podem ser utilizados para o planejamento estratégico das empresas.

Além disso, entendeu melhor como cada P funciona e qual a importância destes conceitos para todos os negócios.

É válido lembrar que cada empresa possui suas próprias características e estratégias. Então, deve-se pensar caso a caso como definir e implementar todo o mix de marketing.

Siga-nos no Instagram para acessar dicas de marketing diariamente.

AGORA, QUEREMOS SABER DE VOCÊ!

De todos os 4 Ps, qual é o que você tem mais dificuldade atualmente? Qual será o seu próximo passo, já que aprendeu tudo sobre o mix de marketing?

Comente aqui embaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *