Saber quais são as redes sociais mais usadas é essencial para posicionar a sua empresa da forma certa na internet. Afinal, cada rede social conecta os seus usuários de uma forma específica. Assim, você pode direcionar suas ações da forma certa e no lugar certo.
Neste artigo, você entenderá quais são as redes sociais mais usadas e onde você deve se posicionar para maximizar os seus resultados.
Atualmente, há várias redes sociais disponíveis para se posicionar na internet.
A distribuição em mais de uma rede social é importante, já que você pode precisar de atingir diferentes perfis de consumo na internet.
As redes sociais mais utilizadas no Brasil atualmente, são:
- 1. Facebook
- 2. WhatsApp
- 3. Messenger
- 4. YouTube
- 5. Instagram
- 6. LinkedIn
- 7. Twitter
- 8. Pinterest
- 9. SnapChat
Este artigo é completo! Para baixá-lo, deixe o seu email aqui embaixo:
1 – Facebook
A rede social mais utilizada entre os brasileiros é o Facebook. São mais de 127 milhões de usuários ativos só em nosso país.
Então, vale muito a pena posicionar a sua empresa nesta rede social, que está sendo menosprezada por alguns nos últimos meses. Porém, os números ainda provam que há milhões de usuários ativos.
Qual o grande diferencial do Facebook?
Outro ponto importante, é sobre a forma de acessar e se cadastrar em sites e aplicativos. Provavelmente, você se cadastra/acessa sites pelo login do facebook, certo?
Já imaginou na quantidade de dados que a empresa tem sobre todos os seus usuários? Através do Facebook ADS, você consegue atingir exatamente o público que deseja, sendo possível alcançar um resultado muito melhor do que em outras formas de publicidade.
2 – WhatsApp
O segundo aplicativo entre as redes sociais mais usadas é o WhatsApp. Nele, mais de 120 milhões de usuários estão ativos na plataforma.
Particularmente, conheço poucas pessoas ao meu redor que não estão no WhatsApp. Então, o aplicativo tem um potencial enorme para a sua empresa conseguir realizar vendas e aumentar o contato com os clientes.
Como o WhatsApp pode me fazer vender mais?
Basicamente, a porcentagem de entrega bem sucedida na plataforma é muito alta. Afinal, quase todas as mensagens que você envia, o receptor recebe e lê a mesma.
Então, ao utilizar para a sua empresa, você consegue uma taxa de abertura bem alta. Além disso, há a versão WhatsApp Business focada em negócios, que oferecem vários diferenciais para a sua empresa.
3 – Messenger
Apesar de ser uma rede social interligada ao Facebook, o Messenger tem um potencial enorme. Nele, mais de 1,3 bilhão de pessoas estão online diariamente em todo o mundo.
Provavelmente, em suas campanhas de anúncios na internet o Messenger pode ser muito importante. Através dele, assim como no WhatsApp, você consegue um contato direto com o seu potencial cliente.
Qual o diferencial do Messenger?
Através do Messenger, é possível definir respostas automáticas para as principais perguntas dos seus seguidores.
Além disso, é possível realizar anúncios no Facebook ADS direcionando o público para o Messenger, criando um contato imediato com os usuários.
4 – YouTube
A quarta rede social mais utilizada no Brasil é o Youtube. Particularmente, acredito que ela vá crescer muito ainda, pois o consumo de vídeos tem crescido ano após ano.
Então, posicionar a sua empresa no YouTube pode ser um diferencial muito grande. Afinal, através do YouTube você consegue educar o seu potencial cliente sobre tudo que a sua empresa faz, além de conseguir mostrar os bastidores.
Qual o diferencial do YouTube?
Dentre as redes sociais mais usadas até agora, acredito que o YouTube é o que tem o maior potencial de viralização. Então, ao estar presente no YouTube você tem a chance de atingir milhões de pessoas com um único vídeo.
Inclusive, a nossa cliente Júlia Aguiar gravou um vídeo no YouTube sem nenhuma pretensão e teve mais de 1 milhão de acessos. Dessa forma, vale muito a pena estar presente na plataforma.
5 – Instagram
A quinta entre as redes sociais mais usadas no Brasil é a plataforma do Instagram. Esta rede social, é uma das que mais cresceram nos últimos anos.
O Instagram, que começou sendo uma rede social focada em selfies dos usuários, hoje é uma verdadeira ferramenta de vendas. Hoje, mais de 80% dos usuários no Brasil seguem pelo menos uma empresa na rede social.
Qual o diferencial do Instagram?
Na minha opinião, o maior diferencial é o fato de oferecer diversos tipos de mídia e interação entre os usuários. Assim, você pode se posicionar entre seus clientes por texto, fotos e vídeos.
Além disso, pelos stories você consegue uma interação que pode dar muito engajamento entre seus usuários. Hoje, o nosso principal foco é posicionar empresas da forma correta no Instagram, se quiser um orçamento entre em contato conosco.
6 – LinkedIn
O LinkedIn é a principal ferramenta profissional para posicionar a sua empresa. Então, dependendo da área da sua empresa, esta pode ser a melhor rede social entre todas as outras.
O LinkedIn é uma ótima forma de conseguir novos talentos para o seu negócio, além é claro, de encontrar parceiros estratégicos. Portanto, para networking não há melhor rede social disponível.
Como utilizar o LinkedIn em meu negócio?
Caso tenha avaliado que é importante estar no LinkedIn, busque gerar leads através deste site. Atualmente, muitas empresas estão tendo sucesso na plataforma com esta abordagem.
Além disso, através do LinkedIn você pode direcionar as suas conexões para o seu site. Ou seja, há várias formas de usar a plataforma e conseguir resultados para a sua empresa.
7 – Twitter
A sétima maior rede social no Brasil é o Twitter. Atualmente, a empresa possui mais de 30 milhões de usuários ativos só no Brasil.
Apesar de não estar em seu auge, este não é um número que deve ser descartado pelas empresas. Afinal, o Twitter é também uma ótima forma de criar uma relação com os seus usuários.
Como utilizar em meu negócio?
Cerca de 77% dos usuários do Twitter afirmam que veem com bons olhos empresas que respondem os seus Tweets. Assim, estar presente nesta rede social pode melhorar a forma com que seus clientes veem a sua empresa.
Além disso, o Twitter é uma ótima forma de fazer a gestão de sua marca.
8 – Pinterest
A oitava entre as redes sociais mais usadas no Brasil é o Pinterest. São quase 20 milhões de usuários só no Brasil.
Se a sua empresa está na área da criatividade, ela precisa estar no Pinterest. Nele, é possível postar fotos, seguir usuários e comentar em suas publicações.
Como utilizar o Pinterest?
Você pode postar o seu conteúdo no Pinterest e interagir com os seus clientes. Afinal, são mais de 175 milhões de usuários em todo o mundo utilizando os serviços gratuitos dessa rede social.
Infelizmente, muitas empresas ainda menosprezam essa rede social e não procuram saber mais sobre como utilizá-la.
9 – SnapChat
Apesar de ter tido uma caída quando o Instagram anunciou os Stories, o SnapChat ainda é muito utilizado no Brasil. Não consegui achar o número de usuários em nosso país, mas nos Estados Unidos mais de 50% dos usuários tem menos de 25 anos.
Assim, dependendo do público alvo da sua empresa, você pode se posicionar no SnapChat.
Como utilizar o SnapChat?
Acredito que todos devem acompanhar pelo menos um pouco das redes sociais que estão neste artigo. Afinal, você deve ter visto como viralizou o “filtro do bebê” do Snap nas últimas semanas.
Quem soube surfar nesta onda de viralização, colheu bons frutos. Então, se a sua audiência for jovem, veja se vale a pena se posicionar na plataforma.
Conclusão
Neste artigo, você conheceu quais são as 9 redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros. Além disso, viu um pouco mais sobre como se posicionar em cada uma delas.
É muito importante estar no local certo para conseguir atingir a sua persona. Afinal, não adianta atingir milhares de pessoas erradas e que não irão consumir o seu produto, serviço ou conteúdo.
Busque entender quais são os hábitos dos seus clientes em potencial, para otimizar a distribuição do seu conteúdo na internet.
Recomendo outros dois artigos que podem te interessar:
Siga-nos no Instagram para receber dicas diárias sobre como utilizar melhor as redes sociais.
FALE COM A GENTE!
Você já imaginava que o Instagram não estaria nem entre as 4 primeiras? Qual dessas redes sociais é fundamental para você hoje?
Comenta aqui embaixo!