O Que É Marketing?

O Que É Marketing?

Entender o que é marketing pode ser um grande diferencial atualmente. Afinal, principalmente através da internet, saber fazer marketing se tornou fundamental para a sobrevivência das empresas no mercado.

Neste artigo, você entenderá o que é marketing e como você pode utilizá-lo para atrair e aumentar a retenção de seus clientes.

O Marketing possui diversas ferramentas para atrair novos clientes e fidelizar os que já estão comprando da sua empresa. Assim, você terá de lidar com o seu posicionamento, canais de venda, satisfação dos clientes e diversos outros fatores que influenciam nesta operação.

Para facilitar a sua navegação, preparamos um guia completo:

  • O Que É Marketing?
  • Por Que Fazer Marketing?
  • Qual a Diferença Entre Marketing e Vendas?
  • Tipos de Marketing
  • Posicionamento da Empresa
  • Os 4 Ps de Marketing
  • Como Mensurar a Satisfação dos Clientes?
  • Marketing no Ciclo de Vida do Produto
  • Plano de Marketing
  • Trabalhando com Marketing

Este artigo é bem completo. Quer baixá-lo para ler depois? Deixe o seu email aqui embaixo!

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O Que É Marketing?

Marketing é uma área da empresa focada em identificar e realizar as necessidades dos clientes gerando lucro.

Afinal, segundo Kotler, referência na área, Marketing é “suprir as necessidades de forma lucrativa”.

Assim, é preciso ter um trabalho forte para identificar quais são as reais necessidades dos clientes e como a empresa pode ajudá-los a resolver estes problemas.

Normalmente, marketing é entendido como vender. Porém, o conceito passa muito longe disso!

Fazer marketing é promover uma marca/produto/serviço para o maior número possível de pessoas que podem se interessar por resolver algum problema específico.

Se Empreender é resolver problema, fazer Marketing é mostrar para as pessoas que elas têm aquele problema e que a sua empresa pode ajudá-los a resolver o mesmo.

Então, dentro da área de Marketing está todas as estratégias que a empresa precisa colocar em prática para atrair novos clientes.

Porém, apenas atrair clientes não é o suficiente. O Marketing precisa fidelizá-los e mantê-los satisfeitos com os serviços/produtos da empresa.

Sabe aquele ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”? O Marketing serve para fazer com que a sua empresa seja vista pelos consumidores em potencial.

Além de ser vista, o Marketing lida com a forma que a sua empresa quer ser vista pelos seus clientes e pelo mercado em geral.

Quer um exemplo? É só analisarmos a Redbull.

O posicionamento da marca foi criado através do marketing, mostrando que o produto está associado à aventuras, esportes radicais e muita adrenalina!

Assim, as estratégias conseguiram criar um bem intangível que é a marca. Qual o valor de se ter milhões de pessoas que se identificam com o seu negócio?

Você já deve estar entendendo a importância de se fazer marketing.

Vamos ver isso de forma mais profunda..

Por Que Fazer Marketing?

O Marketing é vital para todas as empresas, sendo ainda mais importante do que o lucro das mesmas.

Calma, você já vai entender..

Você sabia que muitas empresas podem viver por muitos anos sem ter lucro?

O Nubank, por exemplo, até hoje não teve nenhum lucro. E isso aconteceu com empresas gigantes como a Uber, a Amazon e a Netflix.

Essas empresas sustentam o modelo de negócio através do dinheiro de investidores, que acreditam no potencial das mesmas.

Porém, para onde vai a maior parte deste capital investido, mesmo que a empresa ainda não esteja lucrativa?

Isso mesmo, no Marketing!

Afinal, você provavelmente já utilizou algum serviço gratuitamente ao pegar um cupom de desconto na Rappi, Uber, Ifood e etc.

O Marketing é importante pois são os clientes que sustentam todo o negócio. Portanto, você precisa atrair, reter e fidelizar todas as pessoas que se interessam por seus produtos e serviços. 

Essa é a receita de sucesso para qualquer negócio! E apesar de ser simples, não é nem um pouco fácil.

Principalmente agora, que a concorrência cresce muito mais rápido e está muito mais qualificada em todos os mercados.

Sem Marketing, não haverá clientes em seu negócio. E sem clientes, não há negócio!

Qual a Diferença entre Marketing e Vendas?

Ao contrário do que muitos acreditam, Marketing e Vendas não são sinônimos.

E posso exemplificar isso de uma forma muito clara, utilizando a nossa agência digital como exemplo!

Na Epifania, somos especialistas em gestão das mídias sociais de pequenas e médias empresas.

Dessa forma, as áreas de Marketing e Vendas são separadas.

O Marketing tem como foco mostrar para um número cada vez maior de pessoas que elas precisam melhorar o posicionamento de suas empresas na internet.

Além disso, ele tem que mostrar para as pessoas que existem várias formas de resolver este problema, e que uma delas, é nos contratar para auxiliá-los com esta gestão.

Ao trazer essas pessoas para a Epifania, quem vai converter esta audiência em clientes é a área de Vendas.

Ou seja, o Marketing atrai as pessoas para que a área Comercial transforme essas pessoas em clientes.

Após isso, o trabalho do Marketing não acaba!

Afinal, é preciso realizar um acompanhamento para manter os clientes satisfeitos e gerenciar este relacionamento com os clientes.

Então, quando uma empresa está tendo problema para arrumar clientes, a responsabilidade pode ser tanto da área Comercial quanto da área de Marketing.

A equipe Comercial tem como função converter a maior parte da audiência em clientes. Porém, a qualidade da audiência é determinada pelo Marketing.

Ao vender pouco, você precisa estudar se o problema está na conversão dos clientes ou na atração dos clientes para a empresa.

Tipos de Marketing

Existem diversos tipos de marketing e cada um deles possui objetivos e características diferentes.

Será que você já conhece todos eles?

Marketing de Conteúdo

Este marketing consiste em produzir conteúdo relevante para a sua audiência, de modo que, ao educar/ajudar os seus clientes, você crie relacionamento com eles.

Apesar de parecer um marketing novo, ele existe há muito tempo!

Atualmente, só ficou mais fácil de criar conteúdo e distribuir o conteúdo, principalmente por conta da internet.

Um exemplo de marketing de conteúdo é este artigo que você está lendo. Porém, basta abrir o YouTube e pesquisar por uma marca que você goste.

Provavelmente, ela estará por lá criando conteúdo para educar e engajar com a sua audiência.

Marketing nas Redes Sociais

Este marketing é onde focamos hoje! Afinal, somos especialistas em posicionar pequenas e médias empresas nas Redes Sociais.

Milhões de brasileiros utilizam as redes sociais diariamente. E provavelmente, o público da sua empresa está em várias delas.

Assim, uma ótima forma de criar demanda e atingir novos clientes é se posicionando nas principais redes sociais.

Dessa forma, você poderá construir uma relação mais próxima com os seus clientes e poderá mostrar todos os seus produtos e serviços.

Marketing Digital

Vários dos tipos de marketing que discutimos estão dentro do marketing digital.

No Marketing Digital, estão todas as estratégias que utilizam da internet para criar relacionamento, autoridade e gerar mais vendas.

Assim, existem infinitas possibilidades para colocar a sua empresa na internet e gerar cada vez mais valor à todos os clientes.

Além disso, muitas empresas já estão vendendo milhões através da internet. Você não pode ficar de fora mais!

Marketing Direto/Indireto

O Marketing Direto existe a partir da utilização de dados para se comunicar diretamente com alguma audiência.

Assim, podemos citar o telemarketing e o email marketing como formas muito utilizadas e que geram resultados para as empresas.

Afinal, criando um banco de dados adequado, você conseguirá atingir as dores e mostrar as soluções certeiras para estes clientes.

Dessa forma, fica muito mais fácil vender, já que os clientes sentirão necessidade de ter a solução que você oferece.

Já o Marketing Indireto, possui uma abordagem muito mais leve, passando até despercebido dependendo da situação.

Não sei se você gosta de Velozes e Furiosos (eu amo!), mas se você já viu algum filme da série, provavelmente reparou que os personagens bebem Corona!

Além disso, nas novelas diariamente vemos produtos colocados nas cenas.

Este marketing é bem menos incisivo. Porém, pode ser muito poderoso na criação de valor para a marca da sua empresa.

Inbound Marketing

No Inbound Marketing, ao invés da empresa ir atrás de seus clientes, ela os atrai para poder realizar as vendas depois.

Aqui, estão várias estratégias que visam atrair e engajar a audiência.

Através da distribuição de ebooks, por exemplo, as empresas conseguem chamar atenção de potenciais clientes.

Assim, podem inseri-los em seu Funil de Vendas para, posteriormente, realizar as suas vendas.

Através da internet, é possível realizar este processo de forma muito mais simples, já que os conteúdos podem viralizar e atrair milhares de pessoas sem esforços.

Outbound Marketing

Por outro lado, o Outbound Marketing faz a empresa ir em busca de novos clientes.

Assim, há a utilização de banners, anúncios patrocinados, ligações e várias outras estratégias com o objetivo de conseguir novos clientes.

Não existe um “melhor marketing”. Então, a empresa pode e deve utilizar várias estratégias, inclusive, mesclando-as ao mesmo tempo.

Apesar do Inbound Marketing estar em alta, o Outbound ainda é muito poderoso e pode ser muito útil para as estratégias de marketing da sua empresa.

Endomarketing

Este é o marketing voltado para dentro da empresa.

Já viu aquelas premiações que acontecem nos finais de ano dentro de grandes empresas? Se trata do Endomarketing!

Neste tipo de marketing, estão todas as estratégias que visam engajar e gerar valor para todos os colaboradores.

Tendo colaboradores motivados e engajados com a empresa, você terá resultados muito melhores. Principalmente, no longo prazo.

Marketing de Relacionamento

No marketing de relacionamento, estão as estratégias de marketing voltadas para criar uma relação de confiança com os seus clientes.

Hoje, há muito mais proximidade entre cliente e empresa. Use disso para criar um relacionamento com os seus clientes!

Já viu como o perfil da Netflix na internet interage com os seus seguidores?

O marketing de relacionamento é muito importante, pois gera comunicação e confiança entre empresa e cliente.

Converse com os seus clientes e acompanhe eles em toda a sua jornada de compra.

Marketing Pessoal

Não sei você, mas eu amo várias blogueiras! Já pensou no marketing que elas têm que criar para alcançar sucesso nas redes sociais?

O marketing pessoal é utilizado por todos nós, independente de estarmos sabendo disso ou não.

Afinal, a forma de nos vestirmos e a forma de nos comunicarmos com os outros passam uma mensagem para eles.

Provavelmente, você já definiu várias pessoas só pelas marcas que elas utilizam em seu dia a dia, não é mesmo?

Saiba se posicionar para passar a mensagem correta. Muitas pessoas perdem grandes oportunidades por se comunicarem mal e nem saberem disso!

Posicionamento da Empresa

O Marketing, como citei no exemplo da Red Bull, é muito importante para criar o posicionamento da empresa na mente dos seus clientes.

Tá certo que não é qualquer empresa que conseguirá fazer milhões de pessoas abrir a felicidade.

Porém, você tem muita responsabilidade sobre a forma com que a sua empresa é vista pelos clientes.

Assim, é preciso criar estratégias não só para divulgar os seus produtos e serviços, mas para se posicionar da melhor forma.

A Tigre, por exemplo, é autoridade no assunto.

Já as Havaianas, todo mundo usa.

O Marketing da sua empresa é responsável pela mensagem que a sua empresa para para os consumidores.

Como a sua empresa é vista atualmente? Como os clientes enxergam ela em relação aos concorrentes?

Se você quer ter sucesso, e principalmente, ser referência em sua área, ter atenção neste ponto é muito importante.

Afinal, querendo ou não, todas as empresas passam uma mensagem aos clientes, que a identificam/classificam de acordo com o seu posicionamento.

Isso tem relação direta com o público que você irá atrair para o negócio. Portanto, saiba como se posicionar ou irá atrair um público totalmente diferente.

Isso acontece com muitas empresas

Já viu algum empresário reclamando que seus clientes pedem muito desconto?

Queria levar você a fazer uma reflexão.

Você acredita que marcas como a Rolex, Chanel, Ferrari e Louis Vuitton passam por estes problemas?

O mais incrível é que empresas deste porte são justamente as que praticam preços muito altos.

O posicionamento da empresa define tanto as pessoas que esta empresa atrai e como essas pessoas visualizam o negócio.

Assim, se você quer lidar com clientes de alto poder aquisitivo, você terá que posicionar a sua empresa como um negócio voltado para a Classe A.

Todo o seu marketing deverá estar alinhado com este objetivo, para que assim, vocês possam atrair o público que vocês desejam.

Ou seja, se as pessoas que estão chegando ao seu negócio não são o público que você quer, o problema está com o seu marketing.

Por exemplo, tendo uma loja de roupas em um bairro pobre e distante do centro da cidade, você conseguirá atingir um público classe A?

Dificilmente.

Além da “Praça”, existem outras variáveis que podem estar atrapalhando a sua empresa a vender mais e atingir o público certo.

Vamos ver elas agora!

Os 4 Ps de Marketing

4 Ps de marketing ou Mix de Marketing

Os 4 Ps de Marketing são muito importantes para todas as empresas.

Também chamado de mix de marketing, os 4 Ps consistem em analisar e estruturar 4 pilares de um negócio:

  • Produto
  • Preço
  • Praça
  • Promoção

Produto

O Produto é o que você vai oferecer para o cliente. Podendo ser também um serviço, neste P é importante ter algo relevante e que de fato seja útil aos clientes.

Ao lidar com o fracasso, muitos empresários culpam o governo, o mercado e até a concorrência. Porém, a maioria falha por não ter um produto que seja relevante às pessoas.

Preço

Após isso, você precisará definir o seu Preço. Existem várias formas de determiná-lo, portanto, para ter sucesso você precisa de uma precificação certeira.

O Marketing deve ser utilizado para agregar valor ao seu produto e à sua marca. Assim, você poderá cobrar mais caro pelo mesmo produto/serviço que está no mercado.

Veja como exemplo os cafés que são vendidos pela Starbucks. A empresa conseguiu criar uma marca fortíssima vendendo uma commoditie aos seus clientes!

Praça

Além do produto e do preço, você precisa definir a Praça. Afinal, ainda que seu produto seja ótimo e tenha um preço adequado, onde o cliente deverá comprá-lo?

Acertar a praça é muito importante. O erro aqui está, principalmente, na definição do ponto físico das empresas.

É preciso analisar a viabilidade de qualquer empreendimento e determinar o melhor loca.

Na internet, não é diferente. Você precisa posicionar o seu negócio nas redes sociais certas e ver se é necessário criar um site para o seu negócio.

Promoção

Por último, mas não menos importante, está a Promoção, que nada mais é que a forma com que você vai divulgar o seu produto/serviço para os seus clientes.

Lembre-se que é preciso ter uma oferta irresistível, principalmente se o que você vende tem alta concorrência.

Você precisa mostrar aos seus clientes como o seu produto/serviço pode ajudá-los e porquê você é a melhor pessoa para fazer isso.

Apesar de ser um estudo antigo e passado nas faculdades de forma bem obsoleta, o mix de marketing ainda hoje é muito importante.

Afinal, os 4 Ps são pilares essenciais em todos os negócios, pois é bem completo e pode ser visto de forma prática.

Como Mensurar a Satisfação dos Clientes?

Dentro do Marketing, um ponto muito importante é analisar a satisfação de seus clientes, já que são eles que sustentam o sucesso de qualquer empresa.

Diversos estudos nos mostram que é muito mais fácil e rentável vender para quem já é nosso cliente.

Além disso, os clientes têm um poder que é pouco explorado pelas empresas: a recomendação.

Desse modo, uma das melhores formas de se analisar a satisfação dos seus clientes é verificando qual a probabilidade deles te recomendarem à seus amigos e familiares.

E o melhor de tudo é que existe uma forma simples e barata de mensurar essa satisfação: pergunte aos seus clientes!

Segundo o livro A Pergunta Definitiva, através de uma pergunta você consegue mensurar se os seus clientes estão satisfeitos com o seu negócio:

“De 0 a 10, qual a chance de você recomendar a nossa empresa a um amigo?”

Assim, quem responder 9 ou 10 é um promotor, quem responder 7 ou 8 é neutro e quem responder de 6 para baixo é um detrator do seu negócio.

Existem várias outras formas de se mensurar a satisfação dos clientes, mas essa é bem simples e pode ser muito poderosa.

Após coletar os dados, você subtrai os promotores pelos detratores e divide pelo total de respondentes.

Assim, você terá um índice chamado de NPS, que diz muito sobre a satisfação de seus clientes.

Exemplo:

  • 50 Promotores
  • 20 Neutros
  • 30 Detratores

Índice NPS: (50-30)/100 = 20%

Cada setor tem as suas próprias especificações, mas é possível utilizar uma tabela como referência:

  • Zona de Excelência: 75% – 100%;
  • Zona de Qualidade: 50% – 74%;
  • Zona de Aperfeiçoamento: 0% – 49%;
  • Zona Crítica: -100% – -1%.

Marketing no Ciclo de Vida do Produto

Matriz BCG: Quadro da ferramenta.

O Marketing também deve ter muito cuidado com o ciclo de vida dos produtos da empresa.

Afinal, cada produto está em uma fase diferente, e portanto, devem ser tratados de forma diferente também.

Para que o marketing fique alinhado com o ciclo de vida, há uma ferramenta no Marketing chamada Matriz BCG.

Segundo essa ferramenta, os produtos de uma empresa podem estar em 4 fases:

  • Produto Estrela
  • Produto Vaca Leiteira
  • Produto em Questionamento
  • Produto Abacaxi

O Produto Estrela é aquele que possui alta participação em um mercado que está crescendo muito.

Porém, com o desenvolvimento deste mercado, a empresa precisa gastar muito em marketing para manter sua participação.

Normalmente, são produtos com ótimo potencial, mas que ainda não se firmaram e não são os principais produtos da empresa.

Já os Produtos Vaca-Leiteiras, possuem alta participação de mercado em um mercado que já está maduro.

Ou seja, você vende muito sem precisar investir tanto em marketing. Este é o sonho de qualquer empresário, estou certo?

É preciso ficar atento para avaliar se o produto não irá sair do auge.

Além disso, os lucros advindos dele podem ser utilizados para investir no marketing de outros produtos da empresa.

Os Produtos em Questionamento são os novos produtos da empresa.

Porém, apesar de estarem em um mercado que cresce muito, eles não possuem muita participação de mercado.

Assim, são os produtos em que a empresa está apostando! Normalmente, são de novos nichos e inovam em algum mercado.

Existem, por último, os Produtos Abacaxi, que são aqueles que possuem baixa participação em um mercado que não cresce muito.

Portanto, estes produtos devem ser descartados pela empresa, já que tomam recursos que poderiam ser utilizados em outros produtos.

Muitas empresas sustentam produtos Abacaxi por longos períodos de tempo. Assim, estão deixando dinheiro na mesa!

Plano de Marketing

O Plano de Marketing compõe todas as estratégias de uma empresa para atingir determinado objetivo no marketing.

Pode ser realizado para divulgar certo produto/serviço ou para fortalecer a marca da empresa, por exemplo.

O primeiro passo é realizar um planejamento com todos os objetivos a serem atingidos e quais as métricas para mensurar o sucesso do plano.

Após isso, vêm a necessidade de analisar fatores importantes para o sucesso de qualquer empresa:

  • Pontos Fortes
  • Pontos Fracos
  • Oportunidades
  • Ameaças

Essa análise é chamada de Análise SWOT (ou FOFA).

No plano de marketing, você pode utilizar outras ferramentas para analisar o ambiente interno e externo da empresa. Esta é uma das mais conhecidas!

O terceiro passo é a definição de quem será o público alvo do plano de marketing. Tente ser o mais detalhista possível neste ponto.

Definir a persona de forma bem específica, ajudará a empresa a atingir o seu público alvo correto.

Agora, defina todo o mix de marketing que já comentei neste artigo: Preço, Produto, Praça e Promoção.

Lembre-se de definir os 4 Ps do marketing de acordo com o posicionamento da empresa e de cada produto/serviço.

O quinto passo é o planejamento de todos os prazos do plano de marketing.

Além disso, neste cronograma é preciso definir quem será o responsável por cada atividade listada no plano de marketing.

Ao estabelecer um plano de marketing, os colaboradores da empresa precisam estar bem alinhados.

Afinal, se trata de um programa de planejamento e execução completo, envolvendo várias áreas da empresa.

Então, dependendo do tamanho da empresa e da quantidade de funcionários envolvidos, pode ser necessário a contratação de uma empresa especializada.

Veja os gastos do marketing como um investimento para o negócio, mas saiba como direcionar os seus recursos da melhor forma.

Trabalhando Com Marketing

A quantidade de áreas e funcionários de marketing varia de acordo com o tamanho, setor e objetivos de uma empresa.

Porém, conforme você viu neste artigo, esta área não pode ser deixada de lado. Afinal, ela é responsável por levar vários clientes para o negócio.

Atualmente, há muito emprego para profissionais de marketing. Inclusive, se você preferir pode prestar serviços para várias empresas e trabalhar de casa!

Foi isso que eu fiz quando larguei o meu emprego para empreender.

Logo que me formei em Publicidade na Fumec de Belo Horizonte, comecei a oferecer criação de artes para redes sociais para várias empresas.

Assim, hoje temos uma agência e atendemos dezenas de empresas que posicionam seus negócios na internet para vender mais.

Principalmente, com a evolução da internet, acredito que os profissionais de marketing terão cada vez mais importância nos negócios.

Afinal, segundo Bill Gates, no futuro só existirão duas empresas: as que fazem negócios na internet e as que estão fora dos negócios.

Opções Para Trabalhar Com Marketing

Basicamente, existem várias opções para se trabalhar com o marketing, como:

  • Criação de artes e vídeos para uma empresa
  • Criação de anúncios na internet (Facebook/Instagram/Google/YouTube/etc..)
  • Criação de textos exclusivos para a venda de produtos e serviços (os chamados copywriters)
  • Criação de conteúdo para as empresas
  • Análise e pesquisa de mercado
  • Criação de estratégias de marketing online e offline
  • SEO para posicionar os negócios nos mecanismos de busca da internet
  • Entre vários outros cargos

Se você pretende trabalhar com Marketing, recomendo que escolha uma área e se torne especialista da mesma.

Primeiramente, procure por uma área que te motive e que você sinta prazer em exercer.

Assim, ficará muito mais fácil de crescer. Faça cursos, veja vídeos e tente aprender o máximo sobre essa área, se tornando especialista na mesma.

Após isso, você poderá optar tanto por trabalhar para outra empresa, como prestar os seus serviços para um negócio como freelancer.

Se você é gestor e precisa montar um time para cuidar do marketing da sua empresa, procure pessoas que querem crescer.

Afinal, o marketing é uma área que está em constante mudança. É preciso ter um time engajado e que está atento às movimentações do mercado.

Sem isso, a sua empresa ficará para trás nos negócios.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu o que é marketing e viu que existem vários tipos de marketing no mercado.

Além disso, entendeu sobre várias ferramentas que podem ser utilizadas pelas empresas para atrair mais clientes, fidelizá-los e vender cada vez mais.

Muito obrigada por ter lido até aqui.

AGORA É CONTIGO!

De todos os tipos de marketing, qual é o que te chama mais atenção? O que você achou de todo este conteúdo?

Comenta aqui embaixo e fala pra gente!

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