O Que É Engajamento no Instagram?

O Que É Engajamento no Instagram?

Entender o que é engajamento no Instagram é essencial se você quer ter mais resultados com as suas redes sociais. Afinal, não adianta ter milhares de seguidores e não conseguir vender ou não conseguir interações.

Neste artigo, você entenderá o que é engajamento no Instagram e quais erros você deve evitar nessa rede social.

Além disso, vou te mostrar o que você pode fazer agora para ter mais resultados e engajar o seu público.

Basicamente, você encontrará neste artigo:

  • O Que é Engajamento no Instagram?
  • Por Que Ter Engajamento no Instagram É Importante?
  • O Que Atrapalha o Engajamento?
  • Dicas Práticas Para Engajamento

O Que É Engajamento no Instagram?

Essencialmente, engajamento no Instagram é você conseguir que o seguidor tenha uma interação com você e com o seu conteúdo.

É normal que a maioria das pessoas que veem os seus conteúdos não realizam nenhuma ação.

E como o Instagram é uma rede social, interações são mega importantes para você. Aliás, todas as Redes Sociais São Muito Importantes Para Seu Negócio.

Afinal, dessa forma você conseguirá vender mais através do seu Instagram e não utilizá-lo apenas como uma forma de passatempo.

Já observou algumas contas que tem milhões de seguidores e quando você entra em uma foto não tem curtidas nem comentários?

Essa conta não tem engajamento nenhum.

Do que adianta você ter seguidores se eles não estão participando no seu conteúdo, não dialogam contigo e principalmente não compram de você?

Isso mesmo. Não adianta nada!

Dessa forma, é essencial ter pessoas participando nas suas postagens. Ou seja, enviando mensagens, compartilhando, salvando e comentando os seus posts.

Então, não confunda ter engajamento com ter seguidores, pois uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Seguidores Não Pagam Contas!

Pensa comigo: vamos supor que você tenha um curso online de Inglês que custe 2 mil reais.

Para você faturar 1 milhão de reais com o seu curso online, você precisará “apenas” de 500 alunos.

Você não precisa de 1 milhão de pessoas para faturar 1 milhão de reais, você precisa de 500.

Eu não estou falando que com apenas 500 seguidores você terá este faturamento, não é isso.

O que eu quero te mostrar é que é muito mais importante quantas pessoas que irão engajar e comprar o seu produto do que quantas pessoas te seguem.

Ou seja, é possível que contas com 5 mil seguidores consigam faturar isso, enquanto outras com 1 milhão de seguidores não conseguirão.

Faz sentido para você? Então vamos para os motivos de se ter mais engajamento no Instagram.

Este artigo é um dos mais completos do nosso Blog. Quer baixá-lo para ler todas as dicas quando e de onde quiser? Insira seu e-mail aqui embaixo:

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Por Que Ter Engajamento no Instagram?

Atualmente, as Redes Sociais cresceram muito e passamos horas e horas todos os dias conectados nelas. (Veja as Redes Sociais Mais Usadas no Brasil!)

Porém, não podemos esquecer que elas tem como objetivo o lucro. Afinal, o Instagram e todas as outras empresas precisam pagar suas contas.

Dessa forma, para que cada uma dessas redes sociais consigam inserir anúncios em seus conteúdos, elas precisam de reter os seus usuários na plataforma.

Agora, pensa comigo: qual perfil o Instagram vai dar mais visibilidade? Um perfil que tem pessoas participando, curtindo, encaminhando os posts ou um que não tem?

Hoje, o nosso conteúdo nem alcança todas as pessoas que nos seguem como era antigamente.

Isso fez com que o engajamento se tornasse ainda mais importante, pois se a pessoa não tem interesse no seu conteúdo, você não vai conseguir se comunicar com ela.

Basicamente, como o Instagram tem uma limitação de espaço, ela precisa dividir os anúncios e os conteúdos que você posta da melhor forma.

Portanto, se nós não conseguimos ver os conteúdos de todas as pessoas que seguimos, o Instagram vai dar prioridade às contas que nós engajamos.

Abra o seu Instagram e veja os primeiros perfis que aparecem nos stories. Provavelmente, são os perfis que você mais se engaja na plataforma.

O que isso signifca?

Na prática, se você não tem engajamento, ninguém mais vai conseguir ver os seus conteúdos. Ou seja, de nada adiantará ter seguidores.

Além disso, como você conseguirá vender para pessoas que não se interessam pelo seu conteúdo?

Se as pessoas não consomem seu conteúdo nem de graça, é muito difícil que elas queiram pagar por algo que você tem a oferecer.

Não Adianta Achar Ruim Com o Instagram

A lei do jogo é essa: você precisa fazer as pessoas gastem tempo em seu conteúdo.

O melhor usuário para qualquer rede social é aquele que prende os usuários na plataforma.

Afinal, quanto mais tempo o usuário fica no Instagram, mais anúncios ele vê e mais dinheiro o Instagram ganha.

Já vi muitas pessoas reclamando do Instagram por conta dessa entrega, mas não adianta, eles que mandam.

Jogue o jogo que tem que ser jogado e dê o seu melhor para fazer tudo que está sobre o seu controle.

Vamos entender agora o que pode atrapalhar o seu engajamento!

O Que Atrapalha o Engajamento no Instagram?

Há diversos fatores que podem estar prejudicando o seu engajamento no Instagram. Vamos entender quais são e porquê estão te atrapalhando por aí.

Comprar seguidores

A primeira coisa que eu vejo que atrapalha completamente o engajamento no Instagram é a compra de seguidores.

Essencialmente, a compra de seguidores não é permitida pela Política da plataforma, ou seja, você pode até ser punido por esta prática.

Vejo que muitas pessoas tentam ser mais inteligentes do que o Instagram, mas no final das contas isso não tem como.

Você pode até conseguir enganá-los por algum tempo, mas eles atualizam a plataforma frequentemente para impedir essas ações.

Assim, se você quer construir um negócio sólido e para o longo prazo, não faça coisas que não são permitidas na rede social.

Quando você compra seguidores, você corre o risco de ter sua conta bloqueada e a entrega dos posts fica ainda pior.

Além disso, como já falamos, seguidores não pagam as contas.

E se você acha que vai ter mais autoridade com isso, na maioria das vezes todos percebem que houve uma compra.

Ou pelo aumento de seguidores repentino, ou pela falta de interações/engajamento, as pessoas poderão saber que você comprou.

Se fosse fácil ter sucesso nas redes sociais só comprando seguidores, todas as pessoas seriam ricas.

Plataforma de Automação

Outra prática proibida pela Política do Instagram e que pode atrapalhar completamente o seu engajamento são as plataformas de automação.

Sabe aqueles programas que você paga para ficar seguindo e deixando de seguir as pessoas?

Não são permitidos pela plataforma e podem atrapalhar completamente o seu engajamento.

Aqui, gerenciamos as contas de mais de 10 negócios na internet. E já vimos alguns conhecidos até perderem as contas por causa dessas plataformas.

Assim, não acho que vale a pena arriscar, tendo em vista que, apesar de ser seguidores mais segmentados do que quando você compra, você pode ter problemas.

Uma cliente nossa que tem uma Clínica de Estética aqui em Belo Horizonte reclama muito do engajamento.

Ela mesmo sabe que foi por conta da plataforma de automação que ninguém mais interage ou recebe seus conteúdos.

Conteúdo Ruim

Se até você duvida do seu conteúdo, por que outras pessoas vão perder seu tempo vendo eles?

Conteúdos ruins não engajam e não conseguem resultados nenhum no Instagram.

É por isso, por exemplo, que muitas pessoas nos procuram para fazermos artes mais profissionais para eles no Instagram.

Enquanto você postar só por postar, só para falar que está postando, você terá resultados ruins no insta.

Afinal, a atenção é o maior ativo do mundo! Ou seja, ninguém perderá seu tempo para ver algo que não agrega valor à ela.

(Inclusive, o livro Atenção: O Maior Ativo do Mundo, do Samuel do Segredos da Audiência é um ótimo livro!)

Overposting

Overposting é postar muitas imagens.

Em alguns perfis, pode fazer muito sentido, como perfis de motivação e frases de auto ajuda.

Porém, caso você tenha um negócio, procure espaçar o tempo entre uma postagem e outra.

Uma cliente nossa há um tempo atrás postou 20 fotos na mesma hora!

Essas abordagens, ao invés de trazer bons resultados, podem incomodar seus seguidores.

Principalmente, se você fizer postagens só por postar. O ideal é pensar em agregar valor ao seu público.

Horários de Postagens

Os 30 primeiros minutos são importantes demais para o seu engajamento. Pois, nesses primeiros minutos o Instagram vê a qualidade do seu post.

Lembra que eu disse que quanto melhor o mais, quanto mais engajamento, mais o Instagram entrega?

Então, a rede social define se o post é bom ou não pelos 30 primeiros minutos de postagem.

Assim, o insta consegue avaliar se as pessoas que viram as fotos realmente engajaram e gostaram delas, para só depois distribuir para mais pessoas.

Ou seja, não adianta você “acertar” as hashtags se seu post não gerar engajamento nos primeiros 30 minutos.

O que faz o Instagram distribuir seu post é o engajamento que as pessoas tem com ele, e não as hashtags em si.

Afinal, mesmo que você utilize sempre as mesmas hashtags, você não vai ter o mesmo alcance em todos os seus posts.

Não Fique Vendendo o Tempo Inteiro

Outro erro muito comum que pode atrapalhar completamente o seu engajamento no Instagram é tentar ficar vendendo o tempo inteiro.

Lembre-se: o Instagram é uma rede social. Assim, as pessoas não estão lá para comprar, como quando acessam um marketplace.

Isso significa que você não pode vender no Instagram? Não, não é isso que eu estou falando.

Estou te lembrando que o objetivo da maioria das pessoas ao acessar o Instagram não é comprar algum produto ou serviço.

Ou seja, tenha uma abordagem mais leve em seu conteúdo, tentando vender, mas tentando agregar valor aos seus seguidores.

Por exemplo, caso você tenha uma loja de roupas, você pode dar dicas de looks com as roupas que você vende em sua loja.

Dessa forma, se as seguidoras gostarem dos looks, elas poderão comprar de você. Porém, você montou os looks para ajudá-las, não somente para vender para elas.

O Mairo Vergara, que é o maior vendedor de cursos online da Hotmart, tem uma frase bem bacana sobre o que ele faz.

Ele afirma que tem uma publicadora de conteúdo e que de vez em quando vende, não que tem uma empresa que vende cursos e de vez em quando posta conteúdos.

Assim, quanto mais valor você gerar, melhor será o seu engajamento no Instagram e mais vendas você fará como consequência.

Dicas Práticas de Engajamento no Instagram

Uma das redes sociais que mais crescem no Brasil, o Instagram tem milhões de usuários diariamente.

Assim, saber como engajar o seu público pode ser uma ótima forma de se fazer Marketing nesta rede social.

Então, vamos às dicas práticas de como ter mais engajamento no Instagram.

Estimule Interações

Primeiramente, é essencial que você estimule as interações todas as vezes que você tiver contato com a sua audiência.

Veja este exemplo com o Thiago Nigro, do Primo Rico:

O Que é Engajamento no Instagram

Ao perguntar aos seguidores qual foi o último livro que eles leram, as chances dessas pessoas comentarem aumenta consideravelmente.

Quanto mais comentários, mais engajamento.

Porém, não para por aí. Você também pode estimular que eles salvem o post, encaminhem para amigos e curtam a foto.

Este é o post que mais tivemos salvos nesta conta. E muito disso se deve ao CTA que instigou uma ação.

CTA é call to action, ou no português, chamada para ação.

É o que você tem que utilizar para fazer com que seus seguidores interajam com você e com seus conteúdos.

Lembre-se de fazer isso também nos stories, para que seus seguidores também respondam no direct, encaminhem e etc.

Engajar é fazer a pessoa tomar ações enquanto ela está consumindo o seu conteúdo. Ou seja, transformar o seguidor em um “consumidor” ativo na plataforma.

Se ele curte a sua foto conta 1 ponto, se ele salva conta mais 1, se ele encaminha, mais 1 e se ele responde também conta mais 1 ponto de engajamento.

Curtir tem menos impacto que salvar, mas só expliquei assim para você entender como é calculado o engajamento de uma foto.

Utilize Temas em Alta

Outra coisa que já testamos muito, até no perfil da Epifania, foi utilizar temas em alta para gerar engajamento.

Recentemente, saiu uma atualização onde o tema do celular fica escuro. É o chamado modo noturno.

O que nós fizemos, então?

Postamos um conteúdo sobre modo nortuno, para que as pessoas soubessem do que se tratava.

Afinal, muitas delas estavam com o celular escuro, mas não sabiam como cancelar isso. Outras amaram a atualização, mas não sabiam como colocar.

Resultado: apesar de nosso Instagram ser muito pequeno ainda, conseguimos um alcance muito grande em comparação com a quantidade de seguidores que temos.

Memes

Outra coisa que utilizamos muito, principalmente nas contas que gerenciamos no insta são os memes.

Como já falei, o objetivo principal dos usuários não é comprar, mas se conectar e ter entretenimento na plataforma.

Dessa forma, uma ótima forma de aumentar o seu engajamento é através da utilização de memes.

Evite exagerar, pois não faz muito sentido utilizar a conta da sua empresa somente para isso (se não foi seu objetivo inicial).

Mas, pelo menos nas contas que gerenciamos, isso dá muito certo!

Escute a Sua Audiência

As redes sociais têm uma grande vantagem em comparação às outras formas de se fazer marketing.

Nelas, você consegue ouvir a sua audiência.

Todos nós gostamos de ser ouvidos, e principalmente, de participar das coisas que nos interessamos.

Ao invés de criar um curso online da sua cabeça, por exemplo, na rede social você consegue saber o que sua audiência quer.

Para isso, basta perguntar para seus seguidores quais são suas dores, dificuldades e sonhos, por exemplo.

Isso é uma ótima forma de criar o seu Funil de Vendas e conseguir vender para quem precisa do seu produto.

Dessa forma, uma maneira de aumentar o seu engajamento é entender o que as pessoas que te seguem querem ver no seu conteúdo.

Anote os dados dos resultados de suas publicações, para entender quais tiveram mais engajamento.

Assim, você conseguirá direcionar seus conteúdos para a sua audiência, fazendo uma grande diferença em suas vidas.

Afinal, o ideal é criar conteúdo para a sua audiência, e não criar uma audiência para o seu conteúdo.

Aumente Seu Alcance com Hashtags

Outra forma de atingir mais pessoas e aumentar o seu engajamento no Instagram é utilizar hashtags.

Essencialmente, as hashtags são muito importantes, pois são elas que aumentam o potencial de entrega do seu post.

Quando você as utiliza e as muitas pessoas engajam nos primeiros 30 minutos, as chances de você atingir mais gente aumenta consideravelmente.

Afinal, os stories são muito utilizados hoje em dia, mas o potencial de atingir outras pessoas é bem pequena se compararmos ao feed.

No feed, as pessoas costumam seguir hashtags, o que pode facilitar e muito essa entrega.

 Para utilizar as hashtags, pesquise as que são mais adequadas ao seu negócio e evite utilizar somente as grandes hashtags.

Como elas mostram conteúdo de acordo com a “autoridade” dos perfis, você aparecer em uma hashtag menor é muito mais fácil.

Assim, pesquise algumas hashtags grandes, mas não deixe de se expor àquelas que tem 10 mil, 20 mil seguidores também.

Faça Lives

Fazer live pode aumentar demais o seu engajamento no Instagram.

Afinal, todas as vezes que você abre uma live em seu perfil, o insta notifica toda a sua base de seguidores.

Aqui, vai uma grande dica para você alcançar mais pessoas: convide a galera que está na live para participar dela.

Todas as vezes que alguém entra em sua live, tanto a sua base de seguidores, quanto a base de seguidores de quem entrou são notificadas.

Então, mesmo que a pessoa que entrou tenha poucos seguidores, você enviará uma notificação automaticamente para os seus seguidores.

Isso, aumenta muito as chances de você conseguir mais pessoas ao vivo e atingir pessoas que ainda não te conheciam.

Além disso, todos nós gostamos de uma interação ao vivo e isso vai ser 

Utilize Todas as Ferramentas do Instagram

Como falei, o Intagram tem como maior objetivo prender os usuários em seus conteúdos, pois assim monetizará mais a plataforma.

Dessa forma, a rede social está sempre realizando testes e inserindo novas funcionalidades que podem aumentar essa retenção.

Porém, para que as funcionalidades sejam testadas, é preciso que os usuários as utilizem.

Ou seja, quando você usa uma funcionalidade diferente no Instagram, a plataforma tende a distribuir o seu conteúdo para mensurar a qualidade da nova função.

Quem testa sempre essas plataformas, sempre conseguirá manter o alcance e engajamento dos posts bem altos.

Então, utilize o máximo de ferramentas possível, que com certeza, o Instagram irá aumentar o seu alcance.

Atingindo mais usuários, você provavelmente aumentará também o engajamento no Instagram.

Utilize as ferramentas de enquete, quiz, perguntas, lembretes, música e todas as funcionalidades que forem possíveis.

Assim, você conseguirá ver quais delas são melhores para engajar seu público e você poderá utilizá-la cada vez mais.

Crie Rotinas nos Conteúdos

Essa dica eu observei em alguns perfis que são gigantes no Instagram e eu vi que realmente dá muito certo para melhorar o engajamento.

O Mairo Vergara, por exemplo, quase todos os dias posta em seus stories sua rotina de fazer café.

Basicamente, o maior vendedor da Hotmart no Brasil gosta muito de café e compartilha sua rotina nos conteúdos.

Porém, ele não faz isso de forma aleatória.

Mesmo que ele tome café durante todo o dia, somente pela manhã ele posta como ele faz o café.

Dessa forma, os seguidores já esperam isso dele e, provavelmente, seu alcance e engajamento no Instagram são bem mais altos.

Afinal, muitos seguidores copiam a rotina e filmam para os stories, marcando o Mairo e recomendando ele para outras pessoas.

A recomendação é algo muito positivo nas redes sociais, pois as pessoas sentem confiança e passam a seguir o seu perfil.

Anteriormente, dei como exemplo uma marca de roupas postar os looks do dia. Por que não criar uma rotina para isso?

Assim, veja quais são as rotinas que você tem no seu dia a dia e passe a documentar ela nos stories.

Otimize a sua Bio

Outra forma de melhorar e muito o seu engajamento é otimizar a sua bio, aquela apresentação que fica embaixo da sua foto no perfil.

Primeiramente, a utilização das hashtags na bio podem elevar e muito o seu alcance e engajamento no Instagram.

Eu mesmo já testei essa abordagem e fui anotando os resultados das hashtags no Instagram.

Assim, pude perceber que realmente as hashtags no perfil pode aumentar o alcance e atingir muitas pessoas.

Além disso, as pessoas chegam ao seu perfil e tem alguns segundos para decidir se irão te seguir ou deslizar para baixo e ver seus conteúdos.

Se você não tem uma comunicação adequada na bio, mostrando exatamente o que a pessoa precisa saber sobre o perfil, ela vai ir embora.

Assim, você pode usar por exemplo alguns Gatilhos Mentais para convencer essa pessoa a te acompanhar.

Outra coisa que vejo que falta muito em alguns perfis são informações essenciais, como o telefone, endereço e o que é aquele perfil.

Lembre-se que a pessoa que caiu na sua página não necessariamente conhece o seu perfil. Então, facilite para ela entender o que ela vai ganhar seguindo você.

Reutilize Conteúdos

A reutilização de conteúdos pode também ser uma ótima forma de você conseguir aumentar o seu engajamento no Instagram.

Afinal, se alguma publicação já deu certo, por que ela não pode ser postada novamente no seu perfil?

Algumas pessoas tem o receio de que soe repetitivo. É claro que eu não estou falando para todos os dias você postar a mesma foto.

Porém, se você já postou essa foto há mais de um mês, é provável que as pessoas não se lembram mais deste conteúdo.

E eu percebi isso na prática.

Uma vez, estava descendo o meu perfil e observei que havia uma publicação que eu não lembrava que havia feito.

Simplesmente, se alguém tivesse copiado essa foto e postado, eu teria visto e não saberia que eu havia feito.

Então, parei para pensar: se nem eu que fiz o post me recordo, será que os seguidores irão se lembrar?

Nós recebemos milhares de informações todos os dias e é bem provável que você não se lembre de muita coisa que você vê no dia a dia.

Além disso, a sua publicação não atinge todos os seguidores e sempre existem novas pessoas te seguindo.

Ou seja, muitas pessoas não viram a foto na primeira vez e tem muita gente nova no seu perfil também.

Vale muito a pena fazer o teste. Coloque a publicação em ordem de salvos ou alcance e reposte depois de um tempo!

Faça Testes

A última dica para você aumentar o seu engajamento no Instagram é fazer testes frequentemente.

Como eu disse anteriormente, o próprio Instagram faz testes todos os dias para saber como melhorar seus resultados.

Assim, a partir do momento que você fizer vários testes, você passará a entender melhor a sua audiência.

Ou seja, você começará a fazer posts que realmente engajam e agregam valor aos seus seguidores.

Principalmente, nas redes sociais, porque o custo de fazer a realização destes testes é muito baixo.

Então, coloque em prática as dicas que eu te dei sobre o engajamento no Instagram, mas faça testes sempre.

Como o Instagram muda com frequência, talvez o que não funcionava há alguns meses pode ser a melhor forma de ter engajamento hoje.

Inclusive, no Domine o Insta, curso online que fizemos para ajudar as pessoas a aumentarem o seu engajamento, falamos muito sobre isso!

Conclusão

Neste artigo, você viu o que é engajamento no Instagram e o que você pode fazer para aumentar o seu engajamento.

Assim, viu várias dicas práticas de como nós aumentamos o engajamento de nossos clientes (gerenciamos as redes sociais de vários negócios).

AGORA, É COM VOCÊ!

O que você irá fazer primeiro para aumentar o seu engajamento no Instagram? Você faz ou pretende fazer lives? Comenta aqui embaixo e fala pra gente!

2 comentários em “O Que É Engajamento no Instagram?”

  1. QUE DEMAIS esse artigo! Sou designer gráfico e quero começar na vida de Social Media, este como o primeiro conteúdo que leio sobre já me deu MUITAS inspirações, OBRIGADA!

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