O Que É Diagrama de Pareto: Conteúdo COMPLETO

Existem várias ferramentas que podem nos auxiliar na gestão de nossos negócios. Entre elas, está o Diagrama de Pareto, que nos ajuda a entender quais são os produtos/serviços que mais nos geram resultados.

Neste artigo, você entenderá o que é Diagrama de Pareto e como utilizá-lo para aumentar a produtividade de sua empresa.

Basicamente, Pareto analisou a riqueza da Itália e percebeu que 20% da população concentrava 80% da riqueza do país.

Assim, no Diagrama de Pareto, buscamos entender quais são os 20% dos produtos que geram 80% dos resultados, sejam eles bons ou ruins.

Preparamos o guia abaixo para organizar todo este conteúdo:

  • O Que É Diagrama de Pareto?
  • Qual a Sua Importância Para as Empresas?
  • Como Criar Um Diagrama de Pareto?
  • Em Quais Casos Pode-se Aplicar a Ferramenta?
  • Vantagens do Diagrama de Pareto

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O Que É Diagrama de Pareto?

O Diagrama de Pareto é uma ferramenta criada para analisar as causas e as consequências de determinadas operações dentro de uma empresa.

Essencialmente, o diagrama é utilizado para analisar e priorizar a solução de problemas em uma empresa.

Assim, a organização consegue otimizar suas operações, pois irá focar em resolver os problemas que são mais graves para a mesma.

Basicamente, a criação da ferramenta se deu a partir do Princípio de Pareto, que afirma que 80% dos efeitos vêm de 20% das causas.

Assim, essa ferramenta da qualidade pode ser utilizada em diversas áreas de uma empresa, afim de entender e priorizar a resolução de problemas.

Apesar de ser criada, principalmente, para analisar a produção de uma empresa, a ferramenta pode ser muito útil para empresas digitais.

Como exemplo, vamos supor que eu tenha uma loja online que vende sapatos e estou tendo muitas devoluções atualmente.

Apesar de ter várias causas, este problema pode ter algumas que são muito mais impactantes do que outras.

Exemplo:

Desta forma, agora precisamos ordenar as causas do problema de acordo com a quantidade de devoluções que a empresa teve no período.

Além disso, é preciso colocar qual a porcentagem que o problema representa do total e a quantidade acumulada ao somar as causas.

Veja como fica:
Diagrama de Pareto: Causas da Devolução

Duas das sete causas geram quase 80% de todas as devoluções!

Ou seja, para que a empresa comece a resolver seus problemas de devolução, ela precisa dar prioridade à essas duas causas:

  • Entrega Errada
  • Qualidade dos Materiais

Afinal, resolvendo somente essas duas ela já iria reduzir as devoluções em 78,2%.

O Diagrama de Pareto pronto, para este caso, ficaria da seguinte forma:

Diagrama de Pareto Completo

Qual a Importância do Diagrama de Pareto Para as Empresas?

Basicamente, como vimos no exemplo anterior, a aplicação do Diagrama de Pareto pode trazer clareza à gestão de uma empresa.

Assim, os gestores podem visualizar quais são as operações que estão causando a maior parte dos problemas.

Após isso, fica muito mais fácil direcionar a correção dos problemas da empresa, não precisando de tentar abraçar o mundo ao se deparar com os problemas.

No exemplo que falei aqui, apenas 2 das 7 causas representaram quase 80% dos problemas.

Ou seja, ao invés de tentar resolver 7 problemas ao mesmo tempo, a empresa pode corrigir apenas 2 e ter um resultado absurdo.

Além disso, ao utilizar o Diagrama de Pareto a empresa consegue estudar melhor cada causa dos problemas.

Quase 50% do problema anterior foi relacionado ao erro de entrega. Será que algum funcionário está errando de propósito? Ou é um erro no processo de entrega?

Através desta ferramenta, é possível entender de forma mais profunda de onde vêm os erros e como resolvê-los.

A busca pela excelência deve estar presente diariamente nas empresas.

Como Criar um Diagrama de Pareto?

Para criar um Diagrama de Pareto, siga o passo a passo abaixo:

  1. Primeiro, separe todas as causas e a quantidade de problemas de cada uma.
  2. Após isso, reescreva essas causas em ordem decrescente.
  3. Analise agora, qual a porcentagem de cada problema e escreva também a % acumulada, somando os valores até chegar a 100%.
  4. Monte o seu diagrama do maior problema ao menor, tendo a quantidade à esquerda e a porcentagem à direita.
  5. Analise os problemas e determine quais devem ser resolvidos primeiramente.

Apesar de precisar fazer cálculos simples na montagem do Diagrama de Pareto, tome bastante cuidado para não errar na soma e na frequência de casos.

Afinal, se perceber o erro apenas no final, terá que fazer o processo novamente do 0.

Em Quais Casos Utilizar a Ferramenta?

Apesar de ser, inicialmente, uma ferramenta da qualidade voltada para a produção, acredito que o Diagrama de Pareto pode ser válido em diversas abordagens.

Digamos que você queira analisar quais produtos ou classes de produtos têm mais impacto em suas vendas.

Por que não utilizar o Diagrama de Pareto?

Provavelmente, você se deparará com uma porcentagem parecida, onde 20% dos seus produtos geram 80% dos seus resultados.

A ferramenta pode ser muito útil, desde que você saiba como utilizá-la.

Através do Diagrama de Pareto, você pode priorizar tanto recursos para a resolução de problemas, como para o investimento em determinadas áreas.

Assim, você consegue analisar vários processos, como:

  • Qual setor possui mais reclamações dos clientes?
  • Quais os produtos são carro-chefe da empresa atualmente?
  • Quais funcionários geram mais receitas para a empresa?
  • Existem problemas na produção que são mais comuns?
  • Etc.

Vantagens do Diagrama de Pareto

O Diagrama de Pareto possui várias vantagens. Dentre elas estão:

  • Facilidade de Implementação
  • Baixo Custo
  • Clareza nas causas dos principais problemas da empresa
  • Otimização do orçamento para resolver os problemas
  • Analisar dados concretos, ao invés de criar julgamentos pela percepção superficial de algum problema

Porém, para que o diagrama seja útil para a empresa, deve-se tomar alguns cuidados:

  • Determine uma aplicação que seja relevante à empresa
  • Levante o máximo de dado possível sobre esta aplicação
  • Verifique se para o problema que você quer analisar, não existe uma ferramenta melhor e mais específica
  • Tente fazer um estudo profundo sobre o processo e não só entender qual aspecto tem mais impacto ou menos impacto sobre o problema

Conclusão

Neste artigo, você entendeu melhor o que é e como utilizar o Diagrama de Pareto para analisar problemas em sua empresa.

Assim, viu que poucas causas podem gerar grandes consequências para a empresa, seguindo a Lei de Pareto.

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ENTENDEU TUDO SOBRE O DIAGRAMA DE PARETO?

O que você achou desta ferramenta? Considera que ela, de fato, pode ser muito útil para vários negócios?

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