Existem várias ferramentas que podem nos auxiliar na gestão de nossos negócios. Entre elas, está o Diagrama de Pareto, que nos ajuda a entender quais são os produtos/serviços que mais nos geram resultados.
Neste artigo, você entenderá o que é Diagrama de Pareto e como utilizá-lo para aumentar a produtividade de sua empresa.
Basicamente, Pareto analisou a riqueza da Itália e percebeu que 20% da população concentrava 80% da riqueza do país.
Assim, no Diagrama de Pareto, buscamos entender quais são os 20% dos produtos que geram 80% dos resultados, sejam eles bons ou ruins.
Preparamos o guia abaixo para organizar todo este conteúdo:
- O Que É Diagrama de Pareto?
- Qual a Sua Importância Para as Empresas?
- Como Criar Um Diagrama de Pareto?
- Em Quais Casos Pode-se Aplicar a Ferramenta?
- Vantagens do Diagrama de Pareto
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O Que É Diagrama de Pareto?
O Diagrama de Pareto é uma ferramenta criada para analisar as causas e as consequências de determinadas operações dentro de uma empresa.
Essencialmente, o diagrama é utilizado para analisar e priorizar a solução de problemas em uma empresa.
Assim, a organização consegue otimizar suas operações, pois irá focar em resolver os problemas que são mais graves para a mesma.
Basicamente, a criação da ferramenta se deu a partir do Princípio de Pareto, que afirma que 80% dos efeitos vêm de 20% das causas.
Assim, essa ferramenta da qualidade pode ser utilizada em diversas áreas de uma empresa, afim de entender e priorizar a resolução de problemas.
Apesar de ser criada, principalmente, para analisar a produção de uma empresa, a ferramenta pode ser muito útil para empresas digitais.
Como exemplo, vamos supor que eu tenha uma loja online que vende sapatos e estou tendo muitas devoluções atualmente.
Apesar de ter várias causas, este problema pode ter algumas que são muito mais impactantes do que outras.
Exemplo:
Desta forma, agora precisamos ordenar as causas do problema de acordo com a quantidade de devoluções que a empresa teve no período.
Além disso, é preciso colocar qual a porcentagem que o problema representa do total e a quantidade acumulada ao somar as causas.
Veja como fica:
Duas das sete causas geram quase 80% de todas as devoluções!
Ou seja, para que a empresa comece a resolver seus problemas de devolução, ela precisa dar prioridade à essas duas causas:
- Entrega Errada
- Qualidade dos Materiais
Afinal, resolvendo somente essas duas ela já iria reduzir as devoluções em 78,2%.
O Diagrama de Pareto pronto, para este caso, ficaria da seguinte forma:
Qual a Importância do Diagrama de Pareto Para as Empresas?
Basicamente, como vimos no exemplo anterior, a aplicação do Diagrama de Pareto pode trazer clareza à gestão de uma empresa.
Assim, os gestores podem visualizar quais são as operações que estão causando a maior parte dos problemas.
Após isso, fica muito mais fácil direcionar a correção dos problemas da empresa, não precisando de tentar abraçar o mundo ao se deparar com os problemas.
No exemplo que falei aqui, apenas 2 das 7 causas representaram quase 80% dos problemas.
Ou seja, ao invés de tentar resolver 7 problemas ao mesmo tempo, a empresa pode corrigir apenas 2 e ter um resultado absurdo.
Além disso, ao utilizar o Diagrama de Pareto a empresa consegue estudar melhor cada causa dos problemas.
Quase 50% do problema anterior foi relacionado ao erro de entrega. Será que algum funcionário está errando de propósito? Ou é um erro no processo de entrega?
Através desta ferramenta, é possível entender de forma mais profunda de onde vêm os erros e como resolvê-los.
A busca pela excelência deve estar presente diariamente nas empresas.
Como Criar um Diagrama de Pareto?
Para criar um Diagrama de Pareto, siga o passo a passo abaixo:
- Primeiro, separe todas as causas e a quantidade de problemas de cada uma.
- Após isso, reescreva essas causas em ordem decrescente.
- Analise agora, qual a porcentagem de cada problema e escreva também a % acumulada, somando os valores até chegar a 100%.
- Monte o seu diagrama do maior problema ao menor, tendo a quantidade à esquerda e a porcentagem à direita.
- Analise os problemas e determine quais devem ser resolvidos primeiramente.
Apesar de precisar fazer cálculos simples na montagem do Diagrama de Pareto, tome bastante cuidado para não errar na soma e na frequência de casos.
Afinal, se perceber o erro apenas no final, terá que fazer o processo novamente do 0.
Em Quais Casos Utilizar a Ferramenta?
Apesar de ser, inicialmente, uma ferramenta da qualidade voltada para a produção, acredito que o Diagrama de Pareto pode ser válido em diversas abordagens.
Digamos que você queira analisar quais produtos ou classes de produtos têm mais impacto em suas vendas.
Por que não utilizar o Diagrama de Pareto?
Provavelmente, você se deparará com uma porcentagem parecida, onde 20% dos seus produtos geram 80% dos seus resultados.
A ferramenta pode ser muito útil, desde que você saiba como utilizá-la.
Através do Diagrama de Pareto, você pode priorizar tanto recursos para a resolução de problemas, como para o investimento em determinadas áreas.
Assim, você consegue analisar vários processos, como:
- Qual setor possui mais reclamações dos clientes?
- Quais os produtos são carro-chefe da empresa atualmente?
- Quais funcionários geram mais receitas para a empresa?
- Existem problemas na produção que são mais comuns?
- Etc.
Vantagens do Diagrama de Pareto
O Diagrama de Pareto possui várias vantagens. Dentre elas estão:
- Facilidade de Implementação
- Baixo Custo
- Clareza nas causas dos principais problemas da empresa
- Otimização do orçamento para resolver os problemas
- Analisar dados concretos, ao invés de criar julgamentos pela percepção superficial de algum problema
Porém, para que o diagrama seja útil para a empresa, deve-se tomar alguns cuidados:
- Determine uma aplicação que seja relevante à empresa
- Levante o máximo de dado possível sobre esta aplicação
- Verifique se para o problema que você quer analisar, não existe uma ferramenta melhor e mais específica
- Tente fazer um estudo profundo sobre o processo e não só entender qual aspecto tem mais impacto ou menos impacto sobre o problema
Conclusão
Neste artigo, você entendeu melhor o que é e como utilizar o Diagrama de Pareto para analisar problemas em sua empresa.
Assim, viu que poucas causas podem gerar grandes consequências para a empresa, seguindo a Lei de Pareto.
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ENTENDEU TUDO SOBRE O DIAGRAMA DE PARETO?
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