Importância das Redes Sociais Para o Seu Negócio

Importância das Redes Sociais

Entender a importância das redes sociais é essencial para melhorar a captação e fidelização de clientes para o seu negócio. Afinal, é bem provável que o seu público alvo esteja nas redes sociais, independente de suas características pessoais.

Neste artigo, você entenderá qual a importância das redes sociais para o seu negócio, principalmente se ela ainda tem muito a crescer.

A verdade é que as redes sociais mudaram completamente o Marketing e as formas de vender atualmente.

Para facilitar a sua navegação, dividimos o tema em vários tópicos:

  • Qual a Importância das Redes Sociais Para o Seu Negócio?
  • Como Escalar um Negócio Através das Redes Sociais?
  • Como Ser Assertivo nas Suas Estratégias e Vender Mais?
  • Em Qual Rede Social Devo Estar?
  • Cuidados ao Utilizar a Rede Social
  • Ideias e Estratégias Para Você Postar Conteúdo
  • Devo Postar Diariamente?
  • A Estética das Redes Sociais

Você prefere conteúdo em vídeo? Fizemos um vídeo muito completo sobre a Importância das Redes Sociais:

Qual a Importância das Redes Sociais Para o Seu Negócio?

Atualmente, a maioria das pessoas está conectada praticamente 24 horas por dia nas redes sociais.

Seja para postar o seu dia a dia, para conferir o dia a dia de amigos, de famosos ou como uma forma de aprender sobre algum tema, os brasileiros gastam horas nas redes.

Segundo a Exame, a média de uso diário das redes sociais pelos brasileiros é de quase 5 horas!

Ou seja, grande parte do seu público alvo, fica quase 5 horas diariamente utilizando as redes sociais.

Estes dados nos mostram que a importância das redes sociais para o seu negócio, hoje, é altíssima.

E apesar de ser um ambiente, normalmente, de entretenimento e comunicação entre amigos e familiares, as redes sociais podem alavancar o seu negócio.

Pois, através dela, você consegue captar novos clientes e fidelizar ainda mais aqueles que já utilizam seus produtos e serviços.

Eu mesma acompanho várias marcas nas redes sociais e acabo realizando umas comprinhas de vez em quando!

A verdade é que hoje, o ambiente online permite que o empresário esteja no lugar certo e na hora certa para vender.

Por exemplo: se há uns 10 anos você precisasse realizar uma campanha publicitária para vender mais roupas femininas, quais eram suas opções?

Poderia investir em um outdoor, em uma campanha nas rádios, na televisão, entre outras. Mas, é muito provável que este investimento ficasse bem caro para você.

E sabe o que é pior? Além desse alto investimento que você iria realizar?

Todas as opções anteriores não permitem que você acerte o seu público alvo. Então, acaba que você gasta muito mais dinheiro.

Afinal, como você poderia colocar um anúncio na televisão e acertar somente mulheres da faixa etária que você deseja?

Provavelmente, você acertaria homens de diversas idades e mulheres também de diversas idades.

Mas agora, o Marketing Mudou!

Hoje, as coisas são muito diferentes do que há alguns anos atrás. Por que?

É possível acertar exatamente as pessoas que você deseja na rede social. Não importa a idade, não importa o sexo e muito menos a localização.

Além disso, as coisas avançaram tão rápido, que você consegue filtrar as pessoas que têm interesse no seu negócio.

O que você acha que tem acontecido com o ROI  (retorno do investimento) das campanhas publicitárias realizadas nas redes sociais?

Isso mesmo. O retorno explodiu! Hoje, não há nenhuma outra forma de anunciar seu produto/serviço e conseguir um retorno de investimento tão alto.

Eu sei disso não é porque eu li em algum lugar na internet, nem porque eu ouvi alguma história sobre isso.

Eu sei disso porque eu faço anúncios para várias empresas e eu já fiz essas empresas terem resultados inimagináveis na internet.

É coisa do tipo: investir R$113,10 no Facebook Ads e fechar mais de R$4.000,00 em procedimentos estéticos.

Ou investir R$329,72 no Facebook Ads e fechar mais de R$30.000,00 em cursos presenciais na área da beleza.

“Thainá, então todas as empresas que anunciam têm este resultado?”

É óbvio que não. Isso é improvável, já que depende do modelo de negócio e da qualidade do serviço prestado.

Porém, todas as empresas que anunciam contam com essa possibilidade. O que dificilmente aconteceria no marketing tradicional.

Outra coisa que mudou bastante é a forma de encontrar novos clientes. Enquanto antes você tinha que ir atrás do cliente, hoje você consegue atrair ele.

Repare por exemplo como você chegou aqui. Muitos que estão lendo este conteúdo agora podem ter feito uma pesquisa no Google e encontrado este artigo.

Ou seja, eu não fui até esse leitor. Ele veio até mim. E isso faz toda a diferença!

Afinal, ninguém vai encontrar um artigo sobre redes sociais se não quer pelo menos entender um pouco mais do funcionamento delas.

Na criação de conteúdo, você consegue pensar em quem irá lhe encontrar. E por fim, essa pessoa entende como você pode ajudá-la.

Muito melhor do que antes, não?

Como Escalar um Negócio Através das Redes Sociais?

Escalar um negócio significa vender mais, sem que seus gastos aumentem e mantenham o seu lucro no mesmo lugar.

Por exemplo, se você investe 10 mil reais e tem um retorno de 20 mil reais, é muito melhor que você invista 70 mil e tenha um retorno de 100 mil.

Ainda que seu investimento não dê 100% de resultado, 30 mil é muito mais dinheiro do que 10 mil.

Dessa forma, para utilizar as redes sociais para escalar o seu negócio, provavelmente você terá que investir em anúncios.

Não importa se é no Facebook, Instagram, Google, YouTube, Linkedin, Pinterest ou qualquer outra. Você precisará pagar.

Por que?

Muitos negócios conseguem ter ótimos resultados organicamente (sem gastar com anúncios), mas dificilmente possuem escala.

Assim, se você pretende realizar apenas algumas vendas todos os meses, é provável que organicamente você consiga.

Porém, para vender muito e seguir aumentando o seu lucro, você precisará investir. Não é atoa que grandes empresas continuam investindo todos os meses.

Além disso, um erro que muitas empresas cometem ao investir nas redes sociais é não reinvestir seus resultados.

O que vai fazer com que a sua empresa cresça de verdade é o reinvestimento dos seus resultados.

Tanto em equipe, em qualidade do serviço/produto, quanto em marketing, já que você precisará sustentar seu negócio.

E muitas empresas que trabalham com a gente cometem este erro: elas têm um ótimo resultado, mas não reinvestem o dinheiro.

Ficam com medo dos novos anúncios não manterem o ROI, mesmo que possam colocar mais dinheiro em seus caixas.

Parece mentira, né? Mas é verdade!

Se investem R$100,00 e fazem R$5.000,00 ficam com medo de investir R$200,00 e terem o mesmo resultado de R$5.000.

ROI não paga suas contas

Apesar de ser uma métrica que pode ser importante na análise das estratégias digitais da sua empresa, ROI não paga suas contas.

No exemplo anterior, mesmo dobrando o investimento, a empresa iria fazer 5 mil reais tendo investido somente 200 reais.

Está ruim? Acho que a poupança tem um retorno muito menor que esse.

O que manda na verdade é o lucro. Então, principalmente se você quer escalar o seu negócio, você verá suas margens diminuir.

Porém, isso faz parte do jogo e você precisa reinvestir sempre e continuar crescendo, aprimorando cada vez mais o seu Funil de Vendas.

Como Ser Assertivo nas Suas Estratégias e Vender Mais?

Nas redes sociais, parece que é fácil ser assertivo, mas não é. Eu vou te explicar o porquê disso.

Lembra que eu falei que atualmente os clientes que encontram a empresa e não o contrário?

Então.. Hoje, o seu cuidado com a forma que você transmite a imagem do seu negócio é muito importante.

Há alguns meses, um rapaz nos procurou. Ele trabalha com aluguel de cabines fotográficas para eventos, casamentos, festas de 15 anos..

Aquelas cabines que você entra, tira umas fotos durante o evento e imprime na mesma hora, sabe?

Nosso principal foco aqui na Epifania desde o começo era a criação de artes e gestão de redes sociais para os clientes, então ele nos procurou para isso.

Porém, havia um problema. Uma empresa muito grande havia entrado em contato com ele. Disseram a ele que tinham olhado o Instagram dele e que queriam um orçamento.

Naquela época, ele sequer postava fotos. Juro! Ele ficou mais de 8 meses sem postar nenhuma foto na rede social.

Mas, mesmo assim, deu a “sorte” dessa empresa, independente do Insta dele, ter fechado uma parceria.

Você deve estar pensando: “Ué, então mesmo sem ter a rede social arrumadinha, com fotos e artes de alta qualidade, ele teve um bom resultado?”, né?

A resposta é que NÃO. Por que?

Não é possível mensurar quantas empresas do porte dessa deixaram de entrar em contato com ele porque o Instagram dele estava completamente parado.

Não sei você, mas se eu fosse a responsável e tivesse que fazer a contratação, ficaria com medo até da empresa nem existir.

Ou pior, da empresa existir, mas não ser uma empresa séria e confiável.

É por isso que é tão importante você deixar as suas redes sociais sempre ativas e com um aspecto profissional.

Como Seus Clientes Veem Suas Redes Sociais Hoje?

Ao entrar no seu site ou em alguma rede social como Instagram/YouTube, como o seu cliente em potencial vê a sua empresa?

Se você considera que tem a melhor empresa de seu mercado, você consegue transmitir isso a ele?

Isso é muito importante, porque em questão de segundos ele irá decidir se compra ou não de você.

Quando você cai de paraquedas dentro de um Instagram, quantos segundos você acha que demora a decisão de seguir ou não seguir um perfil?

Nós estamos bem impacientes hoje em dia!

Tenha uma atenção muito grande na formatação de suas redes sociais, deixando elas compatíveis com o que você oferece.

Nós trabalhamos com uma hamburgueria há algum tempo atrás, sabe qual problema nós tivemos?

Conseguíamos enviar centenas de novos clientes a eles. Porém, o atendimento da empresa era péssimo!

Os comentários que a gente via era: “Nossa, a rede social está top, mas o atendimento..”.

Ou seja, trate a sua rede social como um braço da sua empresa e tente equilibrar a qualidade em todos os níveis.

Para se dar bem no mercado, você precisa alinhar Os 4 Ps do Marketing e não ter nenhum erro feio em questões básicas, como o atendimento.

Em Qual Rede Social Devo Estar?

Importancia das Redes Sociais

Cada rede social possui suas próprias características. Inclusive, fiz um artigo sobre Quais As Redes Sociais Mais Usadas.

Você precisa entender qual é o tipo de comportamento de cada rede social, para ter insights de onde você deve aparecer.

Por exemplo, se você trabalha com decoração, talvez o Pinterest possa ser uma rede social ainda melhor que o Instagram.

Por outro lado, muitos modelos de negócio precisam de um Blog, ou estão completamente fora do jogo.

Essencialmente, existem as redes sociais de buscas e as redes sociais de consumo imediato.

Ao entrar no YouTube, você encontrará o melhor vídeo através de uma pesquisa. Dificilmente, você conseguirá achar um vídeo na página inicial.

A não ser que este é um vídeo relacionado à outros que você já vê/viu também.

Desse modo, ao produzir um conteúdo no YouTube, você precisa otimizar diversas coisas para ser encontrado.

O tão conhecido, SEO..

Search Engine Optmization significa otimizar os seus conteúdos para que eles sejam encontrados na rede de pesquisa do YouTube ou do Google.

Por isso, quando você realiza uma pesquisa: “Como vender mais através da internet?”, o Google/YouTube consegue te entregar os conteúdos relacionados a este tema.

No caso do YouTube, isso se dá pelos títulos dos vídeos, descrição, palavras chave, etc. Posteriormente, até a retenção dos usuários terá um impacto relevante!

Nos Blogs, você precisa escolher a palavra chave, um bom título, ter um bom texto, colocar as palavras chave durante a escrita, separar em subtítulos, entre outros.

A otimização é quase que obrigatória se você quer ter sucesso com seu Blog ou com seu YouTube.

Além disso, vídeos e posts antigos podem ficar durante anos dando acessos e visualizações para o seu negócio.

Existem várias empresas que pararam de investir em seus Blogs e têm resultados até hoje!

É uma forma de criar uma fonte de renda passiva, onde você trabalha duro no começo e recebe os frutos com o tempo sem precisar mais realizar esforços.

Por outro lado, você postará o seu conteúdo e ele ficará “escondido” nessas redes sociais.

Porém, quando o assunto é Instagram e Facebook, a história já é completamente diferente.

Por que?

Consumo de conteúdo instantâneo

No Instagram e no Facebook, o consumo de conteúdo é instantâneo, ou seja, dificilmente você consumirá um conteúdo antigo nessas redes sociais.

Normalmente, quando você navega pelo Feed, você vai vendo conteúdos que foram postados naquela hora.

No máximo, acredito que você tenha acesso a conteúdos que foram postados há 3 dias, dependendo de quantos perfis você segue.

Assim, para ser encontrado no Instagram/Facebook é muito diferente do Blog e do YouTube.

Nestes casos, por exemplo, uma ótima forma de você receber mais acessos em sua página é a indicação.

Além disso, as hashtags tem um impacto muito forte no alcance de seus posts, e consequentemente no aumento dos seus seguidores.

Procure entender como funciona a rede social e como os usuários dela se comportam para saber se o seu público alvo está lá.

Todas elas permitem que você tenha ótimos resultados, mas você precisa estar no lugar certo para atingir as pessoas certas.

Então, agora vamos aos cuidados na utilização da rede social.

Cuidados ao Utilizar a Rede Social

Seja verdadeiro

O primeiro ponto é ser verdadeiro em tudo o que você posta e fala nas redes sociais. Afinal, uma hora a sua casa vai cair se você não for verdadeiro.

Essa semana, tivemos um caso que mostrou isso, em uma campanha muito mal planejada pela empresa Oceane, que vende produtos de beleza.

A marca simplesmente fez uma alteração digital em uma foto de um braço de uma modelo e achou que passaria despercebido.

Porém, a rede social tem um potencial de viralização muito grande, o que reforça a importância das redes sociais para negócios.

Assim, em questão de minutos todos já estavam comentando sobre o ocorrido e colocando em questão a integridade da empresa.

Por fim, ela se retratou com todos os seguidores e explicou o ocorrido. Se você não for verdadeiro, pode passar por momentos parecidos.

Respeite a “Natureza” da Rede Social

O Instagram não foi criado para negócios, ele foi criado para que pessoas compartilhem suas fotos entre amigos e familiares.

Você precisa respeitar a “natureza” da rede social se quiser ter sucesso nela.

“Por que, Thainá?”

Muitas empresas utilizam as redes sociais apenas para vender. Isso, nem sempre, terá um resultado efetivo para a empresa.

Algumas empresas tem abordagens que cansam seus seguidores, que acabam pensando: “Essa empresa só tenta vender”.

Então, em sua agenda editorial, tente fazer posts de diferentes formas, mas que se enquadram na rede social desejada.

Frequência vem antes de Excelência

Antes de se preocupar em fazer os melhores conteúdos e com os melhores equipamentos, seja frequente.

Você precisa postar frequentemente, para ter diversos pontos de contato com seus seguidores ao longo da semana.

Li uma vez que o Itaú tinha como objetivo ter contato pelo menos 4 vezes com seus clientes em um dia.

Com a sua empresa não pode ser tão diferente!

Sabe aquele ditado de que quem não é visto não é lembrado? Isso vale demais para a rede social.

Além disso, quando você posta com frequência, você começa a entender melhor o funcionamento da rede social.

Com o tempo, você irá melhorar naturalmente, tanto o seu conteúdo, quanto a qualidade dos equipamentos e etc.

Seja frequente que os seus resultados já vão ser muito positivos!

Ideias e Estratégias Para Você Postar Conteúdo

Importancia das Redes Sociais

Basicamente, o conteúdo varia muito do nicho, da rede social escolhida e do público alvo daquele conteúdo.

Porém, vou lhe dar algumas dicas gerais para não lhe faltar ideias:

#1 – Bastidores

Mostre sempre aos seus seguidores os bastidores da empresa.

Além da curiosidade que seus seguidores podem ter sobre a empresa, documentar o seu dia a dia é uma das formas mais fáceis de criar conteúdo.

Essencialmente, estes posts possuem muito engajamento em algumas contas que gerenciamos no Instagram.

#2 – Crie Interação Com sua Audiência

Uma outra forma de conteúdo é utilizar as ferramentas da rede social para criar interação com a audiência.

O Instagram, por exemplo, permite que você abra caixinhas de perguntas, faça quiz, enquetes, etc.

Assim, você estimulará a participação dos seus seguidores na sua página, o que pode aumentar o engajamento e te fazer vender mais!

#3 – Responda Seus Seguidores

Não sei se parece óbvio para você, mas responder os seguidores é uma etapa essencial no relacionamento com eles.

Então, responda todos os comentários e mensagens que você receber, dando uma atenção de verdade ao seu seguidor.

Nós da Epifania sabemos o impacto que isso pode causar em suas vendas, teste e nos fale!

#4 – Crie Desafios

Criando desafios você estimulará uma relação mais próxima com os seus seguidores também.

O Samuel Pereira, dos Segredos da Audiência, por exemplo, fez um desafio de lives em seu Instagram.

Todos os dias ele levava outras pessoas para as lives, aparecendo para os seguidores destes outros famosos!

#5 – Fotos de Clientes / Depoimentos

O que os seus clientes falam de você? Eles utilizam o seu produto/serviço?

Um Gatilho Mental muito forte é o da prova social, pois passa confiança para os seus outros seguidores.

Assim, se você está um pouco sem ideias, poste os depoimentos de seus clientes e dê espaço para eles aparecerem em suas redes sociais.

#6 – Mostre seu Produto

Apesar de algumas empresas exagerarem neste ponto, mostrar o seu produto pode ser uma ótima forma de criar conteúdo.

Porém, tente variar e tente mostrar a transformação que seus produtos oferecem. A transformação do produto vende mais do que o próprio produto.

Algumas empresas não são muito claras em seus perfis e quando você acessa, acaba que fica perdido tentando entender o que vendem.

Devo Postar Conteúdo Diariamente?

Não me lembro quem falou essa frase, mas uma vez vi uma pessoa respondendo essa pergunta assim: “Você imagina a Globo não sem conteúdo diário?”.

Particularmente, para mim isso fez muito sentido. E não vou te falar que isso é fácil. Não é! Nosso Instagram ficou sem conteúdo por algum tempo.

Postar conteúdo é difícil, dá trabalho e muitas vezes você ficará sem ideias e desmotivado a postar nas redes sociais.

Porém, é por este motivo mesmo que eu acredito que você tem que postar todos os dias. Pois, os seus concorrentes também têm essa dificuldade!

Se você não aparece para o seu seguidor todos os dias, ele não vai lembrar de você. Principalmente, se você vende informação na internet.

A concorrência hoje é grande, e como eu disse lá em cima, a frequência vem muito antes da excelência.

A estratégia de conteúdo criada por Gary Vee, que é gigante nas redes sociais, permite que você poste conteúdo todos os dias.

Basicamente, o Gary Vee gera conteúdos mais longos, de mais de 30 minutos, e depois corta esses conteúdos em vídeos pequenos.

Essa estratégia é utilizada por grandes nomes do marketing digital brasileiro, como Érico Rocha e Mairo Vergara, que falam sobre Conteúdo Raiz e Conteúdo Nutella.

E qual a grande sacada desta estratégia? Você terá conteúdo infinito, já que ao cortar o vídeo longo em pequenos vídeos, fica muito mais fácil postar diariamente.

Sem contar que muita gente demora mais de 2 horas para criar um vídeo de 15 minutos para o YouTube, enquanto um vídeo longo fica mais natural e agrega mais valor.

O próprio Gary Vee postou slides do seu Modelo de Conteúdo para ajudar mais pessoas, vale a pena conferir.

A Estética das Redes Sociais

A importância das redes sociais para o seu negócio faz com que você tenha que se preocupar, também, com a estética do conteúdo.

Por que?

Basicamente, como todos nós consumimos centenas de conteúdos diariamente, você precisa se destacar na rede social.

Assim, ter uma estética atrativa lhe permitirá duas coisas:

  • Chamar atenção e conseguir passar a informação que você queria com aquela imagem/vídeo.
  • Ser reconhecido todas as vezes que você postar um conteúdo, já que você pode manter um padrão nessas postagens.

O Instagram da Epifania, por exemplo, é todo em azul, para facilitar a identificação por parte dos seguidores!

Além disso, tente postar fotos de qualidade e que são no tamanho adequado à rede social que você vai utilizar.

Por exemplo, para o feed do Instagram, é importante deixar o seu conteúdo em um tamanho 1080 x 1080, para que no feed não fique informações fora do enquadramento.

Ter um feed bacana, vai fazer também que você consiga reter o maior número possível de visitantes.

Como eu disse lá em cima, você tem poucos segundos para convencer um visitante a seguir o seu perfil.

Um feed harmônico ajudará a convencer este visitante a te seguir, juntamente com a clareza das informações nas redes.

Se você é um fisioterapeuta, o visitante precisa saber disso assim que entrar no seu perfil (ou quem sabe antes mesmo de entrar!).

Conclusão

Agora, tenho certeza que você já entendeu qual a importância das redes sociais e viu que vários negócios podem ter sucesso com ela!

Caso você tenha um negócio e queira vender mais através da internet, recomendo que Entre Em Contato pelo WhatsApp ou Envie um Email para a gente.

Como se interessou por este tema, imagino que estes artigos podem fazer sentido para você:

Além disso, nos seguindo no Instagram e se inscrevendo em nosso Canal do YouTube, você poderá ver vários conteúdos para te ajudar a vender mais na internet.

AGORA, SÓ DEPENDE DE VOCÊ!

Quais serão seus próximos passos na rede social? Você já está em alguma delas? Comenta aqui embaixo!

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