Saber como vender mais pelo Instagram é essencial se você quer crescer a sua empresa. Afinal, as redes sociais não param de crescer e através delas você consegue atingir milhares de pessoas com pouco dinheiro.
Neste artigo, você vai aprender como vender mais pelo Instagram, através de várias dicas validadas que iremos te dar.
A verdade é que muitas empresas já estão no Instagram, mas a grande maioria delas ainda não vende na plataforma.
Para facilitar sua navegação, dividimos o conteúdo em tópicos:
- Faça conteúdos sobre as dores dos seus clientes
- Faça anúncios através do Facebook Business
- Poste conteúdo de valor com frequência
- Tenha fotos de qualidade
- Engaje o seu público
- Tenha um funil de vendas
- Tenha um relacionamento com seus seguidores
Este artigo é completo e tem um conteúdo muito valioso. Quer baixá-lo para ler depois? Insira o seu email aqui embaixo:
Faça Conteúdos Sobre as Dores dos Seus Clientes
A grande maioria dos produtos e serviços resolvem dores das pessoas, observe isso ao seu redor.
Por exemplo, nós somos uma agência especializada em gestão de mídias sociais. Principalmente o Instagram.
Essas são algumas das dores que nossos clientes possuem:
- Falta de tempo para gerenciar as redes sociais e mantê-las atualizadas
- Desconhecimento sobre como as redes sociais funcionam e como utilizá-las
- Gastos muito altos para manter um funcionário só para gerenciar redes sociais
- Têm redes sociais, mas não faturam nada através delas
- Vivem de indicações
- Não conseguem criar artes profissionais
Dessa forma, podemos criar vários conteúdos no Instagram falando sobre as dores que eles sentem.
Então, eles irão ver que temos autoridade para falar sobre isso, já que sentirão que nós entendemos suas dores.
Se você quer vender mais pelo Instagram, você precisa saber quais são as dores dos seus clientes.
Tanto para mostrá-los que você tem autoridade para resolvê-las, quanto para criar conexão com futuros compradores.
A verdade é que a grande maioria das empresas usam o Instagram apenas como uma vitrine para mostrar seus produtos e serviços.
Basicamente, as pessoas que acessam o insta não estão querendo comprar nada, elas querem se relacionar.
Se você cria um Instagram onde só fala de vendas o tempo todo, você não está criando relação nenhuma com as pessoas.
Particularmente, acredito que isso até repulsa as pessoas do seu perfil, pois a maioria não quer comprar logo de primeira.
Exemplo Para Clínicas de Estética
Vou dar outro exemplo para você entender como isso funciona na prática…
Digamos que uma mulher está acima do peso e está com a autoestima muito baixa. Caso você venda serviços estéticos, você pode fazer posts relacionados à isso!
“Está com a autoestima baixa porque ganhou uns quilinhos a mais? Nós podemos te ajudar!”.
Dê dicas para essa pessoa emagrecer. Isso, além de ajudar ela e gerar uma “dívida” de gratidão, pode ser o primeiro passo para que ela compre de você.
Afinal, quem você acha que ela vai priorizar quando for à uma clínica de estética: quem ajudou ela de graça ou quem só fica tentando vender?
Hoje, você precisa se diferenciar dos seus concorrentes nas redes sociais. E uma das melhores formas é entregar conteúdo gratuito que eles não entregam!
Faça Anúncios Através do Facebook Business
O anúncio é a forma mais fácil, barata e escalável de você vender mais pelo Instagram.
Quando nós começamos a trabalhar como gerenciadores de redes sociais, eu sequer imaginava o que eram os anúncios do Instagram.
É lógico que eu sempre vi os anúncios pulando na tela do meu celular toda hora. Mas, eu não sabia do potencial que tinham.
Hoje, para você investir através das mídias tradicionais, existem 3 grandes desvantagens.
Primeiramente, você precisa desembolsar uma grana muito alta para fazer anúncios em Rádio, Televisão ou Outdoors.
Segundo, este marketing muitas vezes até possui formas de você mensurar os resultados, mas isso vai te dar muito trabalho.
Por fim, você não consegue escolher um público para ver/ouvir os seus anúncios com tanta assertividade.
Através do Facebook Business, plataforma de anúncios do Facebook e Instagram, você tem total controle sobre quem vai ver seus anúncios.
Você pode escolher idade, gênero, profissão, localização, interesses e muitas outras características.
Assim, se você tem uma pequena empresa em determinada cidade, você consegue acertar apenas moradores dessa cidade!
Além disso, existem produtos que são para um sexo específico, o que você também pode filtrar em seus anúncios.
E agora, o melhor de tudo: é extremamente barato fazer anúncios pelo Instagram! Você consegue atingir milhares de pessoas todos os dias investindo poucos reais.
Aqui na Epifania Marketing, temos clientes que investiram 100 reais e faturaram mais de 4 mil reais em serviços estéticos.
Ou outros clientes que investiram 400 reais e venderam mais de 30 mil reais em cursos presenciais!
As chances são que se você souber fazer os anúncios e tem um produto bom, os seus resultados também vão ser incríveis!
(Caso queira fazer um orçamento com a gente, contata o Arthur agora mesmo pelo WhatsApp. Podemos mudar seu negócio de patamar!)
O Diferencial dos Anúncios Para Vender Mais Pelo Instagram
Além de todos os filtros de idade, gênero e etc, uma grande sacada dos anúncios é que você consegue vender para quem consome seus conteúdos.
Assim, você pode anunciar suas imagens e vídeos para que mais pessoas possam ver todos os meses.
Então, você começa a fazer anúncios de vendas para essas pessoas, que já estão mais engajadas com você!
A grande verdade é que dependendo do seu produto ou serviço, vender para um público frio que nunca te viu pode ser bem difícil.
Por exemplo, para uma hamburgueria, talvez basta uma bela foto dos seus hambúrgueres para atrair mais clientes.
Anunciando no Instagram, com menos de 50 reais você já atinge milhares de pessoas ao redor da hamburgueria.
Porém, se você vende um produto ou serviço que precisa de confiança, como um tratamento dentário ou serviços de advocacia, isso é diferente.
Nestes casos, você terá sim que “esquentar” o seu público com conteúdos de valor para que conheçam seu trabalho.
Não é que a hamburgueria não precisa postar outros conteúdos. É que a natureza de seus produtos são bem diferentes.
Afinal, o ticket médio de um advogado pode ser 100x maior do que o ticket médio de uma hamburgueria!
Mas, essa vantagem de conseguir anunciar para quem engaja com seu perfil ou assiste seus vídeos é um baita diferencial…
Poste Conteúdo de Valor com Frequência
Não tem outro caminho se você quer ter sucesso e vender mais pelo Instagram: você terá que postar com frequência.
Essencialmente, o insta é uma rede social que os conteúdos possuem uma vida útil baixíssima.
Assim, é bem provável que caso você poste pouco, ninguém sequer se lembre da existência da sua empresa.
Afinal, a gente recebe diariamente milhares de fotos e vídeos no Instagram, tanto de amigos, familiares e páginas que seguimos.
Então, se você quer ser visto no insta, você precisa postar todos os dias. E mais do que isso, precisa postar um conteúdo de valor para a sua audiência.
Eu sei que às vezes é difícil postar regularmente e você pode até ficar sem ideias para postar, mas isso é essencial.
O seu Instagram precisa ter conteúdo diariamente, pois isso vai fazer com que você atinja mais pessoais e torne a sua marca mais reconhecida.
Além disso, quando você posta alguma imagem, na maioria das vezes são poucas pessoas que recebem este conteúdo.
A esta altura do campeonato, você já deve ter entendido a Importância das Redes Sociais Para o Seu Negócio.
Postando regularmente você aumenta o alcance das suas publicações e, consequentemente, tem uma chance muito maior de vender pelo Instagram.
Porém, lembre-se apenas de que o conteúdo que você posta no insta tem que ser de valor para a sua audiência.
Está cheio de Instagram por aí que posta o dia inteiro. Mas, que só posta conteúdo que não agrega valor.
Quando você for postar algum conteúdo, procure pensar: “Isso realmente vai ser relevante para a minha audiência?”.
Se a resposta for não, reformule o post e procure postar algo que vá mudar a vida de quem está recebendo seus conteúdos.
Tenha Fotos de Qualidade no Instagram
Outra dica que temos para você vender mais pelo Instagram é ter fotos de qualidade no seu perfil.
Não estou falando para você comprar uma câmera profissional só para fazer posts nessa rede social.
Mas, manter fotos de qualidade, principalmente se você trabalha com produtos físicos, fará muita diferença.
Para tirar fotos boas com seu próprio celular, dê uma limpadinha na câmera sempre que for usá-lo.
Além disso, tome cuidado com a luz do ambiente que você irá tirar fotos. Isso, costuma mudar muito a qualidade de uma foto!
Caso precise fazer artes pontuais para anunciar algumas promoções ou eventos e feriados, faça boas imagens pelo Canvas.
O Canvas é um ótimo aplicativo de criação de artes que você pode utilizar para passar mais autoridade no seu perfil.
É claro que se quiser, possuímos também planos para criação de artes para Instagram e outras redes sociais. Você pode conversar com a gente pelo Whatsapp!
Porém, se você não tiver com condições para pagar alguém para fazer por você, basta tirar um tempinho do seu dia e fazer.
Hoje, são muitos perfis falando sobre os mesmos temas no Instagram, o que aumenta a concorrência e nos obriga a ter algo diferenciado.
Se você trabalha vendendo alimentos, tome ainda mais cuidado com isso, já que sua venda é bem visual.
Vejo negócios com um potencial enorme postando fotos de qualquer jeito no Instagram e perdendo clientes…
Agora, caso você tenha uma empresa que é infoprodutora e vende cursos online, por exemplo, uma saída que tem funcionado bastante é postar tweets.
Assim, você cria o conteúdo para o Twitter e apenas tira um print para o Instagram. Além de atingir mais pessoas, tem dado muito resultado em algumas contas nossas!
Engaje o Seu Público para Vender Mais Pelo Instagram
Engajar as pessoas que te seguem é essencial para você vender mais pelo Instagram.
Engajamento é quando a pessoa deixa de ter uma atitude passiva, de apenas ver seus conteúdos, para de fato interagir com você.
Curtir, comentar, compartilhar, salvar seus posts, participar das suas lives e responder enquetes e testes nos stories compreendem atividades importantes na rede social.
Afinal, isso faz com que o próprio Instagram entregue seu conteúdo para ainda mais pessoas, já que ele percebe seu conteúdo como relevante.
Isso, faz com que a utilização das hashtags aumente e muito o seu alcance na rede social.
É claro que o nosso foco tem que ser buscar pessoas que de fato se interessam por nossos produtos e serviços.
Porém, se o seu público é engajado com você, as chances dele comprar são muito maiores.
Fizemos um vídeo para o YouTube onde mostramos na prática O Que É Engajamento no Instagram. Você pode acessar a versão texto aqui.
Basicamente, aqui vão algumas dicas de engajamento para você vender mais pelo Instagram…
Faça Lives
As lives conectam muito com os seguidores do perfil e é uma forma que você pode utilizar para criar mais conteúdos.
Ao gravar a live, você consegue inclusive cortar vídeos menores e ir postando ao longo da semana.
Além disso, uma boa pedida é fazer uma live de perguntas e respostas, ajudando a sua audiência.
Lembre-se de sempre quebrar objeções da audiência, ou seja, matar as dúvidas e medos que eles tem sobre seus produtos e serviços.
Objeções comuns são: não tenho dinheiro agora, não tenho tempo e não sei se isso funciona pra mim.
Estimule Comentários
Sempre que postar algo, estimule a audiência a fazer alguma coisa, como comentar, salvar os posts ou encaminhar para outras pessoas.
Já testamos postar fotos com e sem chamadas para ação e o tanto que isso funciona até me assusta!
As pessoas literalmente tendem a fazer o que você pede. Então, não tenha medo de incentivá-los a participar de seu conteúdo.
Isso, também pode ser feito nos seus stories, falando para a galera votar nas enquetes e testes ou responder pelo direct.
Reutilize Conteúdos
Outra coisa que testamos e que funciona demais é reutilizar conteúdos que deram muito certo no passado.
Basicamente, vemos milhares de informações todos os dias. Isso, faz a gente esquecer completamente os conteúdos que já vimos.
Ou seja, uma ótima forma de aumentar seu engajamento e atingir mais pessoas com seus conteúdos é repostar aqueles que foram bons no passado.
Você pode tanto repaginar o conteúdo, trocando as letras, palavras ou cores, quanto postar exatamente a mesma foto.
Para Vender Mais Pelo Instagram, Tenha um Funil de Vendas!
Essencialmente, um Funil de Vendas é uma estratégia que você pode utilizar para vender mais pelo Instagram.
Essa estratégia de Marketing pode ser muito rentável, se você souber aplicar da forma certa.
Como falei anteriormente, vender para quem nunca viu você e não sabia que você existe pode ser desafiador.
Assim, uma baita estratégia é promover conteúdos para a sua audiência e para novos seguidores.
Depois disso, você anuncia apenas para o público que ou engajou com suas publicações ou viu os seus vídeos.
Pelo insta, você consegue separar os públicos até pela porcentagem de visualização, exemplo: viu 25% do vídeo, viu 50% do vídeo, etc.
Com o passar do tempo, você conseguirá escolher os vídeos que mais geram audiência qualificada.
Isso, vai colocar suas redes sociais “no automático”, praticamente fazendo vendas sozinhas.
O grande problema é que os empreendedores não têm paciência de plantar para colher resultados no futuro.
Normalmente, acham que só de postar foto de produtos e serviços no Instagram vai fazer eles venderem.
Ou pior, acreditam que precisam de muitos seguidores para vender mais pelo Instagram, o que não é verdade.
Se você anuncia seu conteúdo, não importa quantos seguidores você tem, você atinge milhares ou até milhões dependendo do orçamento.
Numa outra empresa que temos, anunciamos menos de 6 mil reais e atingimos mais de 600 mil pessoas. E olha que temos menos de 3 mil seguidores por lá!
Então, você não tem mais desculpa para não anunciar e começar a vender todos os meses no Instagram.
Use conteúdos para atrair, outros conteúdos para engajar e por fim, conteúdos para converter essas pessoas em clientes.
Se o seu problema é lotar agenda, com essa estratégia você nunca mais vai ter este tipo de problemas!
Tenha um Relacionamento com Seus Seguidores
Por fim, a nossa última dica para você vender mais pelo Instagram é que você crie um relacionamento com seus seguidores.
Afinal, é para isso que uma rede social existe!
Infelizmente, muitos empresários veem o insta apenas como uma ferramenta de vendas e esquece que as pessoas buscam conexão.
Isso, impede que eles vendam cada vez mais, já que é o que de fato as pessoas procuram por lá.
Não trate as pessoas que te seguem e assistem seus conteúdos como números. Entenda que atrás da quantidade de seguidores que você tem, existem pessoas.
E como eu amo ser clichê, não poderia encerrar este post sem uma frase clichê sobre este tema: Pessoas compram de pessoas.
Para criar seu relacionamento com as pessoas, evite ter uma postura distante demais nas redes sociais.
Não estou falando que você precisa virar “blogueirinho” ou “blogueirinha”, mas que aparecer é extremamente positivo.
Quando você coloca seu rosto na frente da tela das pessoas, a conexão que gera é muito maior.
Dessa forma, como uma venda precisa de conexão para acontecer, as chances são que você vá vender mais quando fizer isso.
É por isso, que no Mercado Financeiro, muitas instituições financeiras começaram a personificar suas marcas em youtubers.
Sucessos como o da Nathália Arcuri e do Thiago Nigro, são grandes exemplos de que pessoas interagem com pessoas.
Muita gente não percebeu, mas as corretoras cresceram demais por conta dessa associação com pessoas.
Assim, a marca conversa com seu público sem ser uma instituição. Ela passa a gerar mais conexão, e consequentemente, passa a ter muito mais clientes.
Conclusão
Neste artigo, você viu dicas práticas de como vender mais pelo Instagram.
Falamos sobre várias coisas que você pode fazer para atrair, engajar e converter mais clientes todos os meses.
Como se interessou por este tema, acredito que pode gostar de:
- Quais São os 4 Ps do Marketing e Como Aplicar em Seu Negócio?
- O Que São Gatilhos Mentais e Como Utilizá-los?
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AGORA, QUEREMOS SABER DE VOCÊ!
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